Zerozero
·4 November 2024
In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·4 November 2024
Apesar do susto inicial e da entrada em falso na partida, a Académica recebeu e venceu, na manhã desta segunda-feira, o Lusitânia dos Açores, com uma expressiva goleada (5-1). Com este triunfo, os comandados de António Barbosa somaram a terceira vitória consecutiva e alcançaram o quarto posto da tabela da Série B da Liga 3.
Início de jogo pautado pelos acesos duelos entre os dois conjuntos, com muito trabalho para o juiz da partida. O conjunto da Académia OAF apresentou-se com o habitual 4x3x3, permitindo que Mario Rondón e Gildo Lourenço desestabilizassem a defensiva contrária com liberdade de movimentos e a deambularem das suas posições. Já o Lusitânia optou por um 3x5x2, sendo Ricardo Isabelinha o principal alvo - no flanco esquerdo - das rápidas transições ofensivas.
A turma visitante colocou-se cedo na frente do marcador, à passagem do quarto minuto. Isabelinha insistiu pela direita, deixou o guardião contrário deitado no relvado e colocou a bola em Pedro do Rio, que inaugurou as hostilidades com um forte remate à entrada da área. O jovem médio tentou a sorte de cabeça, pouco depois, mas foi travado pelo poste da baliza contrária.
Os pupilos de António Barbosa foram obrigados a correr atrás do prejuízo e operaram a remontada no marcador - contra a corrente do jogo - ainda na primeira metade. Mario Rondón (13') apontou o golo da igualdade - com um belo remate acrobático após dominar de peito o esférico -, e Ni Rodrigues (44') colocou a Briosa na frente da partida antes da ida para os balneários.
Apesar da ligeira superioridade dos visitantes durante a primeira metade, a Briosa veio endiabrada para o segundo tempo e dilatou rapidamente a vantagem no marcador, com a juventude em destaque. Fran Pereira (59') anotou o terceiro e André Serra (65') rubricou o quarto após uma bola parada.
Com o domínio do ritmo de jogo assegurado por completo, Ba-Sy saltou do banco e fechou as contas na conversão de uma grande penalidade, aos 70 minutos. Esta vitória garantiu à briosa o salto para os lugares de subida, com 15 pontos conquistados em dez partidas. Já o emblema dos Açores permanece no último posto, com seis pontos e apenas uma vitória.