Glorioso 1904
·8 April 2025
Vasco Mendonça analisa Porto - Benfica: "Golos como punhais"

In partnership with
Yahoo sportsGlorioso 1904
·8 April 2025
As reações ao triunfo histórico do Benfica frente ao Porto, por 4-1, no Clássico de domingo, 6 de abril, não param de vir ao de cima e a mais recente vem da parte de Vasco Mendonça, especialista de marketing e Benfiquista ferrenho. No texto de opinião, publicado na edição impressa do jornal ‘A Bola’, o adepto fez o rescaldo do duelo.
Para começar, Vasco Mendonça salientou o facto dos encarnados terem conseguido, por fim, afastar o Porto na presente temporada, um feito impressionante, mas que, segundo o mesmo, ainda é meio caminho andado: “Nas contas do Clássico infinito, assim como nas do campeonato, o Benfica continua a ter muito trabalho pela frente, mas esta época já apresenta um saldo positivo, tanto no 'goal average' como no 'pride average', e logo frente ao adversário que mais nos incomodou ao longo da nossa história”.
De seguida, o especialista de marketing regozijou-se com o somatório dos dois duelos a contar para o campeonato nacional, afirmando que se tratou de um ‘troco’ bem dado, depois de tantos anos de tormento. “O somatório dos dois jogos realizados contra o FC Porto na Liga esta época resultou numa goleada de 8-2 que é, objetivamente, um acontecimento histórico que sempre desejámos mas que sempre pareceu altamente improvável. Houve mérito do adversário na criação deste fenómeno psíquico que nos atormenta há muitos anos, mas houve também muito demérito nosso”, constatou.
Além do resultado desportivo, Vasco Mendonça destacou outra vitória no Clássico: “O pride average foi a grande vitória destes dois jogos: a diferença entre os motivos para nos orgulharmos e as razões para embaraço. Ninguém vê um Clássico e pensa que são só três pontos. Nunca é apenas isso. São jogos que perduram na memória coletiva, nas conversas entre correlegionários, nos memes que inundarão as redes sociais para comparar as piores noites de cada lado da barricada, nas análises estatísticas que a partir daqui usarão estes resultados como fasquia à qual o Benfica deve aspirar”.
Por fim, reconheceu que se trata de apenas três pontos para o campeonato, contudo, afirmou que se trata, igualmente, de uma recordação que irá perdurar por muito tempo. “São só três pontos, mas nunca é só isso. O futebol também se faz desta crueldade bem aplicada, e foi justamente isso que fez desta uma noite para recordar — talvez por mais tempo do que outras noites felizes no Estádio do Dragão. Assim se afirma a identidade de um Clube historicamente odiado pelo seu adversário. Golos como punhais”, concluiu.