Varandas condenado por difamar Pinto da Costa; Presidente do Sporting leva com punição | OneFootball

Varandas condenado por difamar Pinto da Costa; Presidente do Sporting leva com punição | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Leonino

Leonino

·2 Juli 2025

Varandas condenado por difamar Pinto da Costa; Presidente do Sporting leva com punição

Gambar artikel:Varandas condenado por difamar Pinto da Costa; Presidente do Sporting leva com punição

Frederico Varandas, Presidente do Sporting, foi, esta quarta-feira, dia 2 de julho, condenado por difamação a Jorge Nuno Pinto da Costa, depois de lida a leitura da sentença do processo movido contra o ex-alto dirigente do Porto. O Tribunal do Bolhão puniu o líder dos leões.

O líder do emblema verde e branco vai ter ainda de pagar 12.200 euros - multa de 7.200 euros e indemnização de 5.000 euros - em danos não patrimoniais aos descendentes do antigo presidente dos dragões. A juíza considerou existir extravasão do direito da liberdade de expressão e que o mesmo "deveria ter tido mais cuidado com as palavras", tendo em conta também o cargo que exerce.


Video OneFootball


O processo foi instaurado no seguimento das declarações do presidente do Sporting em relação ao então dirigente dos dragões. “Falando para todos os sócios do Sporting, sei que eles merecem há décadas ouvir isto... todos os portugueses merecem que isto seja dito: pode ter um grande sentido de humor, ser uma pessoa acima da média culturalmente e um currículo com muitas vitórias, mas um bandido será sempre um bandido e no final um bandido será sempre recordado como um bandido", disse a 23 de outubro de 2020.

Frederico Varandas referiu, na altura, que a futura saída de Pinto da Costa do futebol seria positiva para o desporto nacional: "Quando ele se retirar, ou for obrigado a retirar-se, prestará um grande serviço ao futebol português e contribuirá para que o país seja de primeiro Mundo”, referiu o Presidente do emblema verde e branco no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, que a equipa estava de partida para Ponta Delgada, nos Açores.

O líder leonino apresentou-se por videochamada com o advogado José Lobo Coutinho. Na sessão, que decorreu no Tribunal do Bolhão, estiveram presentes a advogada de Pinto da Costa e Cláudia Campos, Inês Magalhães. Por outro lado, a viúva do antigo presidente dos dragões não compareceu.

Lihat jejak penerbit