Técnico do FlaBasquete revela plano para dar identidade ao time na temporada | OneFootball

Técnico do FlaBasquete revela plano para dar identidade ao time na temporada | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·19 Agustus 2025

Técnico do FlaBasquete revela plano para dar identidade ao time na temporada

Gambar artikel:Técnico do FlaBasquete revela plano para dar identidade ao time na temporada

De volta ao Rio de Janeiro para comandar o FlaBasquete desde a temporada passada, o técnico Sergio Hernández exaltou o Rio de Janeiro. 'Oveja', como é conhecido, ressaltou a adaptação à cidade e se disse "muito feliz" por estar à frente do Rubro-Negro. E detalhou alguns planos para a temporada.

"Estou muito feliz. O Rio surpreende a todo momento. Há dois dias, estive no Maracanã para ver o jogo, e você vai absorvendo a cultura do Flamengo. É incrível, sou muito grato por poder trabalhar aqui", disse Oveja à "Flamengo TV".


Video OneFootball


Planos de Oveja para o FlaBasquete em 2025

Questionado sobre o que pensa em implementar na equipe para a próxima temporada, Oveja citou a identidade. Mas alertou: precisa ser compatível com os valores do Flamengo. Caso contrário, a tendência é dar errado.

"Da minha experiência, [quero] melhorar a cultura de trabalho do Flamengo. Criar uma identidade, mas que tenha a ver com o Flamengo. Porque você precisa saber onde está", explicou o treinador.

Citando um exemplo, Oveja tratou a raça como algo inegociável para o FlaBasquete. E detalhou como quer ver o time jogar: rápido, pressionando e atuando como protagonista.

"E o Flamengo nunca vai aceitar um time que não tenha raça. Gosto de times que tenham ritmo, muitas posições de bola, pressionam a quadra inteira, jogam rápido. Que o ataque rápido seja a principal arma. A expectativa é conseguir isso", afirmou.

E o plano de jogo de Oveja deu certo em boa parte da temporada passada, apesar da eliminação no Novo Basquete Brasil (NBB). A equipe foi novamente campeã continental, com título da BCLA sobre o Boca Juniors, e vai jogar o Mundial de Singapura. O torneio acontece entre 18 e 21 de setembro.

"Se conseguir isso, você vai ganhar mais do que perder. Na temporada passada, a gente venceu a Champions League das Américas, foi muito legal, e nos classificamos para o Mundial", recordou.

Expectativas do FlaBasquete para o Mundial

A competição, claro, foi abordada por Oveja. Em busca do tri, o Flamengo caiu no Grupo B do Mundial, com Illawarra Hawks-AUS e NBA G League United-EUA. Na outra chave, estão Al Ahli Tripoli-LIB, Unicaja-ESP e Utsunomiya Brex-JAP. O time espanhol é o atual campeão.

E o regulamento é muito simples: todos se enfrentam em seus grupos, e os vencedores de cada chave fazem a final. Oveja chamou atenção para o momento que vive o basquete da Austrália, que será adversário do Flamengo. E também destacou o G League, que faz a estreia com o Rubro-Negro.

Além disso, o técnico do FlaBasquete reconheceu que a Copa América vai atrapalhar os treinos rumo ao torneio. Apesar de lamentar, demonstrou confiança no elenco.

"Esse Mundial vai ser o mais forte de todos. Temos o campeão da Austrália e o time dos EUA. A liga da Austrália está em alta agora. E temos Copa América, não vai dar para trabalhar com o time completo. Na verdade, vamos fazer três ou quatro treinos, jogar os amistosos e ir para Singapura", admitiu.

Para Oveja, o time ainda tem a evoluir coletivamente. No entanto, além de ter jogadores em boa forma física e técnica, a equipe vai a Singapura com o objetivo de ser campeã.

"Os jogadores estão muito bem individualmente. Mas, coletivamente, ainda falta. Porém, a mentalidade do Flamengo sempre é vencer. Como diz o hino: 'Vencer, vencer, vencer'", destacou.

Recado para a Nação Rubro-Negra

Por fim, o técnico do FlaBasquete convocou os torcedores a assistirem às partidas da equipe no Mundial. Oveja garantiu que não vai faltar raça e disposição para o time dentro de quadra.

"Sempre vamos jogar com muita raça, muita identidade. Deixar a pele dentro da quadra. Para isso, precisamos de vocês", finalizou Oveja.

O FlaBasquete estreia no Mundial de Singapura no dia 18 de setembro, contra o NBA G League United. No dia seguinte, fecha a fase de grupos contra o Illawarra Hawks. Australianos e americanos se encaram no dia 20. Todos os jogos serão disputados às 6h (horário de Brasília), no Singapore Indoor Stadium.

Lihat jejak penerbit