Leonino
·26 Mei 2025
Sporting perde final da Taça de Portugal contra o Porto e deixa escapar dobradinha

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·26 Mei 2025
O Sporting disputou a final da Taça de Portugal contra o Porto, no Estádio Nacional do Jamor, no dia 26 de maio de 2024. No final do encontro, o resultado sorriu aos azuis e brancos, que venceram a partida por 2-1, com necessidade de prolongamento. O golo solitário dos leões foi apontado por Jeremiah St. Juste (20’).
Nesta tarde de futebol, Ruben Amorim lançou para o onze verde e branco Diogo Pinto, Gonçalo Inácio, Sebastián Coates - um dos maiores totalistas da história do Clube -, Jeremiah St. Juste, Geny Catamo, Morten Hjulmand, Hidemasa Morita, Nuno Santos, Francisco Trincão, Viktor Gyokeres e Pedro Gonçalves. Do lado do Porto, Sérgio Conceição apostou em Diogo Costa, João Mário, Otávio, Zé Pedro, Wendell, Nico González, Alan Varela, Francisco Conceição, Pepê, Galeno e Evanilson
O Sporting entrou em campo sem nenhuma das duas opções principais para a sua baliza: Antonio Adán estava de fora desde fevereiro e Franco Israel tinha acabado de fazer uma intervenção cirúrgica. Como tal, o jovem guarda-redes Diogo Pinto foi chamado para defender a baliza leonina. Apesar da dificuldade apresentada, foram os leões que abriram o marcador no Jamor, através de St. Juste. Aos 20 minutos de jogo, o central holandês saltou mais alto que todos para responder com uma cabeçada a um canto batido por Pedro Gonçalves, fazendo assim o 1-0 na partida.
A vantagem verde e branca durou pouco tempo. Apenas cinco minutos depois do golo do Sporting, Geny Catamo domina mal a bola dentro da sua grande área e deixa-a à mercê de Evanilson que apenas teve de a fazer passar por Diogo Pinto (25’). O cenário rapidamente piorou quando aos 30 minutos, Jeremiah St. Juste perdeu a frente do lance e deixou Galeno no chão de forma faltosa. Com auxílio do VAR, o árbitro da partida decidiu expulsar o central holandês, deixando os leões com 10 jogadores para o resto do jogo.
Com menos um em campo, o Sporting teve uma segunda parte de grande entrega pela frente. Como seria de esperar, quem teve o domínio do jogo foi o Porto, que apenas não marcou graças ao esforço feito pelo jovem guarda-redes Diogo Pinto. Mesmo com menos bola, os leões conseguiram criaram algumas oportunidades, que foram salvas pelo guardião portista, Diogo Costa.
A partida acabou por ser decidida no prolongamento, aos 100 minutos de jogo. Enquanto Diogo Pinto saía para socar uma bola da sua área, Evanilson colocou-se entra o guarda-redes e o esférico, fazendo com que o guardião do Clube de Alvalade cometesse penálti sobre o brasileiro. Na conversão, Mehdi Taremi não desperdiçou a oportunidade e estabeleceu o 2-1 final no marcador.
O Porto conquistou, assim, a sua quarta Taça de Portugal consecutiva, naquele que foi o último jogo de Sérgio Conceição ao comando dos azuis e brancos. Já do lado do Sporting, depois da conquista do Campeonato Nacional, falhou a conquista da dobradinha que fugia ao Clube desde 2002, que apenas seria alcançada na temporada seguinte, em 2024/25.
Langsung