Gazeta Esportiva.com
·12 Desember 2024
In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·12 Desember 2024
O São Paulo encerrou a temporada cumprindo todas as metas esportivas traçadas no início de 2024, mas com apenas o sétimo melhor aproveitamento (55,4%) entre os clubes da Série A considerando todas as competições disputadas ao longo do ano.
De acordo com o Sofascore, Flamengo (1º – 66,7%), Palmeiras (2º – 66,2%), Botafogo (3º – 65,8%), Internacional (4º – 60,1%), Fortaleza (5º – 57,1%) e Bahia (6º – 55,6%) ficaram à frente do São Paulo (7º – 55,4%) em aproveitamento na temporada de 2024.
A temporada do São Paulo começou com o título da Supercopa do Brasil diante do rival Palmeiras, no Mineirão. A taça sugeria que 2024 seria mais um ano positivo para o Tricolor, que sonhava com a Libertadores, mas nenhuma outra conquista aconteceu nos meses seguintes.
Passado o título da Supercopa do Brasil, a situação do São Paulo complicou sob o comando do técnico Thiago Carpini. O treinador, inclusive, acabou demitido em abril, após eliminação precoce no Campeonato Paulista, para o Novorizontino, nas quartas de final, e o início instável no Campeonato Brasileiro e Libertadores. Seu aproveitamento à frente do Tricolor foi de 50% (sete vitórias, seis empates e cinco derrotas).
O argentino Luis Zubeldía foi o escolhido para suceder Thiago Carpini no São Paulo. A chegada do treinador trouxe novos ares para o elenco, que engatou uma sequência de 12 jogos de invencibilidade, ficando sem amargar uma derrota por quase dois meses.
Com Zubeldía, o São Paulo chegou às quartas de final da Copa do Brasil e Libertadores, fase em que a diretoria havia traçado como meta esportiva para 2024. Já no Campeonato Brasileiro, o Tricolor ficou em sexto lugar, também atendendo às expectativas da alta cúpula do clube, garantindo vaga direta à fase de grupos da Copa Libertadores.