AVANTE MEU TRICOLOR
·8 Agustus 2025
SÃO PAULO ENCAMINHAVA A VENDA DE LUCAS FERREIRA À EUROPA, MAS RIVAL BRASILEIRO TENTA ATRAVESSAR NEGOCIAÇÃO

In partnership with
Yahoo sportsAVANTE MEU TRICOLOR
·8 Agustus 2025
Joia de Cotia durante partida na Libertadores deste ano (Victor Monteiro)
RAFAEL EMILIANO@rafaelemilianoo
Os telefones dos dirigentes do São Paulo estão agitados desde a noite de quinta-feira (7), quando o clube deu o aval para negociar o meia-direita Lucas Ferreira, joia das categorias de base promovida esse ano aos profissionais.
Isso porque horas depois de sinalizar positivamente a liberação do jogador de 19 anos ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, o Cruzeiro entrou em contato com os dirigentes tricolores, prometeu cobrir a proposta e ofereceu condições de negócio mais vantajosas.
Mas vamos explicar por partes...
Durante a tarde de quinta, o clube do Morumbi sinalizou positivamente à proposta dos ucranianos. Ela é de 10 milhões de euros (cerca de R$ 63 milhões) à vista, com cláusula de pagamento de bônus de 2 milhões de euros (aproximadamente R$ 12 milhões) caso o Shakhtar se classifique para a próxima edição da Liga dos Campeões.
Além disso, em algo semelhante ao feito na venda de Matheus Alves ao CSKA, da Rússia, o São Paulo exigiu e conseguiu acordo para receber 10% do lucro quando Lucas Ferreira for negociado pelo Shakhtar. Ou seja, se o atacante for vendido no futuro por mais de 10 milhões de euros, o São Paulo recebe 10% do valor excedente.
Em um primeiro momento, ao saber que o São Paulo estava vendendo uma de suas principais promessas, o Cruzeiro fez contato oferecendo uma quantia menor que a dos ucranianos.
Entretanto, na manhã desta sexta-feira (8), conforme o AVANTE MEU TRICOLOR apurou, os dirigentes mineiros ofereceram os mesmos 10 milhões de euros, mas com o valor total indo para o São Paulo. Explicando: como 20% dos direitos de Lucas Ferreira são do Boavista, o Tricolor ficaria apenas com 8 milhões de euros no negócio com o Shakhtar.
A nova proposta cruzeirense prevê que eles repassem os 2 milhões ao time fluminense. E além disso sugerem manter até 20% dos direitos do jogador como São Paulo.
Mas o que mais atraiu os dirigentes são-paulinos foi a opção dos mineiros em manter Lucas Ferreira no Morumbi até o final deste ano, permitindo sua ida a Belo Horizonte (MG) apenas em janeiro de 2026.
A preferência dos dirigentes é negociar Lucas Ferreira com o exterior, mas o assunto é debatido internamente. Uma decisão deverá ser tomada até o final do dia.
Titular absoluto com o ex-técnico Luis Zubeldía, Lucas Ferreira perdeu espaço com Hernán Crespo, entrando em campo penas uma vez com o treinador. Ao todo, são 23 partidas pelo Tricolor, com um gol e uma assistência anotada.
Langsung