AVANTE MEU TRICOLOR
·31 Maret 2025
São Paulo anuncia renovação com Rafael: veja como estão outras negociações para prorrogação do contrato

In partnership with
Yahoo sportsAVANTE MEU TRICOLOR
·31 Maret 2025
Goleiro posa com diretoria após acertar a renovação (Rubens Chiri/SPFC)
RAFAEL EMILIANO@rafaelemilianoo
Quase sete meses após as conversas se tornarem públicas, o São Paulo confirmou nesta segunda-feira (31) a renovação de contrato com o goleiro Rafael até dezembro de 2027.
Contratado no início de 2023 junto ao Atlético-MG, o camisa 23 tinha vínculo com o Tricolor até o final deste ano e agora dá mesmo a entender, conforme sempre fala nas entrevistas, que deve mesmo encerrar a carreira no clube do Morumbi.
"O São Paulo é o projeto da minha vida, e por isso essa continuidade é muito especial. Estou muito feliz. Nós começamos muito bem esse projeto, com títulos, e espero que a gente possa continuar com a mesma fome de ganhar títulos. E quero vivenciar isso cada dia mais, porque temos um caminho maravilhoso para conquistar mais coisas. Vou fazer o meu melhor para retribuir o carinho que recebo da nossa torcida", destacou Rafael.
O goleiro tem alguns números relevantes no São Paulo, sendo o quarto goleiro com a melhor média de gols sofridos: foram 79 em 98 jogos, o que corresponde a 0,81 por partida, atrás apenas de Toinho (0,66), Sérgio Valentim (0,76) e Gilmar (0,79).
Em 2023, no ano de sua chegada, Rafael ficou 32 jogos sem ser vazado, um feito que só tinha acontecido cinco outras vezes na história tricolor.
Com atuais 35 anos, o camisa 23 ainda pode se tornar, agora com contrato de mais dois anos, o segundo goleiro mais velho a defender o Tricolor. Ele já superou Bosco e poderá ainda alcançar Sidão (35 anos e 315 dias) e tem na mira José Poy (36 anos e 249 dias). Só o recordista Rogério Ceni (42 anos e 279 dias) parece quase inalcançável.
Foi defendendo o São Paulo que Rafael chegou e, logo em sua primeira temporada pelo clube, conquistou a Copa do Brasil com atuações decisivas que lhe renderam o prêmio de melhor goleiro da competição.
No início de 2024, o camisa 23 brilhou novamente e foi eleito o melhor jogador na conquista da Supercopa Rei, em Belo Horizonte, no clássico com o Palmeiras.
As atuações pelo São Paulo fizeram Rafael receber a primeira convocação pela Seleção Brasileira em 2024, em amistosos contra Inglaterra e Espanha. Pouco depois, integrou a delegação do Brasil na Copa América do ano passado, nos EUA.
Ao todo, o goleiro já soma 130 jogos pelo Tricolor: foram 66 partidas em 2023, 51 em 2024 e 13 na atual temporada.
“O Rafael é um grande goleiro, grande profissional e um líder de grande caráter. Ele é o símbolo de um São Paulo vencedor, campeão da Copa do Brasil e da Supercopa Rei. Estamos felizes com a renovação dele”, afirmou o presidente Julio Casares.
“A renovação do Rafael é muito importante, porque estamos seguros com ele no gol. Tínhamos um projeto de ter um goleiro com segurança para a nossa torcida quando ele chegou, e daremos sequência nisso agora”, disse o diretor de futebol Carlos Belmonte.
Até por estar com os caixas turbinados pelas verbas recebidas de premiação pela sua participação no Estadual.
Do atual elenco profissional tricolor, nada menos que sete nomes terão seus contratos se encerrando no decorrer dos próximos meses: Leandro Mathias, Alan Franco, Igor Vinícius, Ruan, Marcos Antônio, Liziero e Cédric Soares.
De todos esses, um caso já está encaminhado. É o do veterano português Cédric Soares. O lateral-direito assinou um acordo de experiência por três meses, mas com cláusulas que permitem a extensão do vínculo até o final do ano sem aumentar os gastos do clube com salário, por exemplo. Aprovado por Luis Zubeldía, a prorrogação deverá ser oficializada nos próximos dias.
Além de Rafael, outro jogador que possui acordo verbal para a renovação, que só não foi assinada no ano passado por conta da reorganização interna nas finanças do clube obrigadas pela implantação do fundo de investimentos: Alan Franco, com contrato até dezembro.
Titular absoluto, o zagueiro possui acordo firmado pelo tempo de contrato. Com Alan Franco há divergências sobre o parcelamento pelo bônus de assinatura do novo vínculo.
Dois casos estão indefinidos: Leandro Mathias e Igor Vinícius. O goleiro está insatisfeito com a falta de espaço e também recusou uma proposta feita pela renovação em fevereiro. Como resposta, viu o clube promover João Pedro, campeão da Copinha, e deve acabar negociado.
Ser negociado também é o que espera o lateral. Igor Vinícius perdeu espaço para Cédric, fez um Paulistão abaixo da média, mas continua sondado por clubes asiáticos.
Ruan e Marcos Antônio, emprestados de clubes italianos, possuem cláusulas de compra obrigatória. E o valor das negociações já está incluso na planilha de gastos do ano. O São Paulo negocia neste momento somente o valor das luvas a serem pagas pela assinatura dos contratos em definitivo.
Descartado de vez só Liziero. O jogador permanece fora dos planos e em caso de proposta, sairá. Mesmo que o Tricolor não ganhe nada. Caso contrário, se despede em julho, quando acaba seu vínculo.