MundoBola Flamengo
·12 Agustus 2025
Retrospecto completo: Flamengo x Internacional - História, duelos marcantes e curiosidades

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·12 Agustus 2025
Confronto de quase 100 anos, Flamengo x Internacional envolve duas das grandes camisas do futebol brasileiro. E que se encontraram pela primeira vez há muito tempo, no longínquo ano de 1937.
Em uma época em que o futebol era completamente diferente do atual, as equipes fizeram um amistoso no Estádio dos Eucaliptos, no Rio de Grande do Sul, e empataram em 2 a 2.
A primeira vitória do Flamengo viria no mesmo ano, 18 dias depois, em reencontro nas Laranjeiras. E o Rubro-Negro levou a melhor por 2 a 1, gols de Leônidas da Silva e Cosso.
No total, Flamengo e Internacional já se enfrentaram 111 vezes na história desde o primeiro duelo, em 1937. E o clube gaúcho é um dos poucos do cenário nacional a sustentar vantagem no embate.
Ainda assim, o equilíbrio é absoluto: são 39 vitórias para o Internacional e 38 para o Flamengo, com outros 34 empates. O Mais Querido fez 143 gols e levou 157.
Com uma história centenária de encontros, Flamengo e Internacional reúnem um número extenso de compromissos marcantes. Alguns, entretanto, cavam a mente e encontram seus lugares pela importância em um contexto maior. E é exatamente esse o caso de um jogo pelo Brasileirão de 2009.
Pressionado por uma derrota acachapante para o Coritiba, por 5 a 0, o Flamengo via o técnico Cuca balançar e nem sonhava em brigar pelo título. A partida valeu pela sétima rodada.
E o desempenho foi completamente diferente das apresentações anteriores, com um time que sufocou o Internacional na saída de bola e não deu alternativas ao adversário no Maracanã.
Com um show de Adriano Imperador, autor de três gols, Emerson Sheik ainda completou e o Flamengo fez um belo 4 a 0 para a torcida. Ao Internacional, restou assistir ao passeio rubro-negro.
Aquela caminhada ainda seria longa e envolveria a queda de Cuca. Então, Andrade assumiria o comando e guiaria o Flamengo ao pentacampeonato brasileiro, 17 anos depois do título anterior.
Considerando apenas os jogos oficiais, foram 90 embates entre Flamengo e Internacional. E o Colorado novamente leva vantagem, mas de novo por pouco: 33 vitórias, contra 30 do Rubro-Negro.
Dentro desse recorte de 90 jogos, que também envolveram 27 empates, o Flamengo anotou 106 gols, mas buscou a bola no fundo das redes 124 vezes.
E ninguém foi mais competente na arte de marcar em Flamengo x Internacional quanto três jogadores: Zico, Leandro Machado e Christian, todos com cinco gols.
O primeiro dispensa apresentações, como maior ídolo do Flamengo e um dos maiores da história do futebol mundial. O segundo vestiu as duas camisas, enquanto o terceiro defendeu apenas o Inter no duelo.
Outros seis jogadores aparecem empatados, com quatro gols cada: Gabigol (Flamengo), Jefferson Feijão, Claudiomiro, Taison, Fabiano Souza e Valdomiro (Internacional).
E o Rubro-Negro ainda domina a lista dos que fizeram três gols no confronto: Bruno Henrique, Adriano, Ronaldinho, Arrascaeta, Obina, Marcelinho Carioca e Juan. O último atuou pelos dois lados. Pelo lado do Internacional, Alex e Yuri Alberto alcançaram a mesma contagem.
No recorte de jogos do Brasileirão, os encontros entre Flamengo e Internacional são muitos: já aconteceram 73 vezes, com 24 triunfos rubro-negros, 28 colorados e 21 igualdades.
Algumas disputas de título são particularmente marcantes, mesmo quando os dois times não se enfrentaram no campo, mas um jogo salta à frente em termos de história.
Na Copa União de 1987, Flamengo e Internacional decidiram a competição. Situados no Módulo Verde, que reunia os principais times do Brasil, os adversários fizeram as melhores participações e foram à final.
A primeira partida da decisão aconteceu no Beira-Rio e, em um duelo nervoso, Bebeto e Amarildo decretaram o 1 a 1 e deixaram tudo para o Maracanã.
No Rio de Janeiro, mais de 91 mil pessoas testemunharam do estádio o tetracampeonato brasileiro do Flamengo, que fez 1 a 0 com Bebeto e selou a conquista de mais uma taça nacional.
Esse dia não ficou marcado apenas pelo título, mas também pela icônica cena de Renato Gaúcho retirando um urubu do gramado do Maracanã.
O cenário nacional não foi o único a receber Flamengo x Internacional, duelo que já aconteceu também na Libertadores. E nas duas ocasiões, o Flamengo acabou levando a melhor.
O primeiro encontro veio na Libertadores de 1993, em que os dois times dividiram o Grupo 4 com Atlético Nacional-COL e América de Cali-COL. O duelo inicial foi no Beira-Rio, mas terminou em um apático 0 a 0.
No segundo turno da fase de grupos, Flamengo e Internacional voltaram a se encontrar no Maracanã. Marquinhos, Paulo Nunes e Marcelinho Carioca definiram o 3 a 1 do Rubro-Negro. Jairo Lenzi descontou.
O principal duelo pela Libertadores, no entanto, ainda demoraria bastante a vir. Em 2019, no caminho para a conquista continental, o Flamengo encontrou o Internacional nas quartas de final.
A ida aconteceu no Maracanã e trouxe um Internacional absolutamente defensivo, disposto a arrancar um empate para decidir no Rio Grande do Sul. Durante todo o primeiro tempo, o placar não foi mexido.
No segundo, porém, o Flamengo foi liberto por Bruno Henrique, que furou a retranca do adversário duas vezes seguidas, aos 30 e 34 minutos. Com o 2 a 0, a situação ficou mais controlada na volta.
Mesmo assim, Rodrigo Lindoso abriu a contagem aos 17 minutos do segundo tempo no compromisso de volta, no Beira-Rio, e voltou a dar emoção. Coube a Gabigol selar a vaga na semifinal aos 40.
E também teve Flamengo x Internacional na Copa do Brasil. Em três ocasiões, na verdade, com duas classificações do Rubro-Negro (1996 e 1997) e uma do clube gaúcho (2009) — todos nas quartas de final.
A mais marcante acaba sendo logo a primeira, que viu um Flamengo em desvantagem após o jogo de ida. Em um Beira-Rio tomado por 40.610 pessoas, a partida terminou com 3 expulsões e 3 a 2 para o Inter.
O Flamengo até abriu o placar com Rogério, mas levou a virada em tento de Moacir e Leandro Machado. Marques empatou de novo na etapa final, mas Leandro voltou às redes para fechar o placar.
Teria a volta, porém. Com 43.725 torcedores no Maracanã, o Flamengo deu o troco e, com dez minutos do segundo tempo, vencia por 3 a 0. Márcio Tigrão descontou no fim, mas o Rubro-Negro foi à semifinal.
Por fim, ainda houve uma curiosa disputa pela Seletiva da Libertadores, que não acontece mais nestes moldes. E o Inter levou a melhor, com vitória por 1 a 0 na ida e empate em 1 a 1 na volta.
A partida mais recente entre Flamengo e Internacional aconteceu justamente pelo Brasileirão 2025, logo na primeira rodada. Em um Maracanã tomado por 48.452 pessoas, o Flamengo saiu atrás e precisou buscar.
O volante Bruno Henrique abriu a contagem para os visitantes ainda no primeiro tempo, aos 34 minutos, o que permitiu ao time gaúcho se fechar completamente no Rio de Janeiro.
O Flamengo, então, dominou completamente a posse de bola e finalizou 19 vezes ao longo da partida, contra cinco do Colorado. Mas só encontrou um gol.
Logo no início do segundo tempo, Michael tentou empatar em rebote de escanteio e viu Léo Pereira surgir no caminho para igualar o placar no Maracanã.
A pressão do Flamengo continuou e o Internacional se encolheu. Roger Machado até tentou mudar o jogo e substituiu em atacado, mas o Rubro-Negro continuou em cima. Mesmo assim, não conseguiu virar.