AVANTE MEU TRICOLOR
·29 Desember 2024
In partnership with
Yahoo sportsAVANTE MEU TRICOLOR
·29 Desember 2024
Atacante é uma das grandes joias do Tricolor para o futuro (Foto: Reprodução/Instagram)
MARCIO MONTEIRO
Em seu primeiro ano efetivo como profissional do São Paulo,William Gomes foi o grande xodó da torcida, não teve lá muitas chances de jogar, é verdade, mas as ganhou justamente nos duelos mais importantes do Tricolor na temporada. E mostrou que ainda é jovem demais para retribuir tudo que os torcedores já almejam.
Apesar de já ter status de profissional, o jovem atacante de ainda 18 anos chegou a descer ao time sub-20 para quatro partidas durante 2024, com um gol marcado.
VEJA TAMBÉM:
Já pelo time de cima, foram 16 jogos, seis deles como titular, com três gols e uma assistência, além de 2 cartões amarelos recebidos. Durante o ano, também, ganhou convocações para a Seleção Brasileira sub-20.
No final de 2023,William Gomes era tido como uma das esperanças do time para o próximo ano. Porém, a chegada de nomes como Ferreirinha e Erick, além de Lucas ser frequentemente utilizado pelas beiradas do campo, diminuíram drasticamente as oportunidades do jovem formado em Cotia.
Com Thiago Carpini, o habilidoso ponta tricolor foi aproveitado muito pouco. Foram apenas três partidas, todas entrando nos minutos finais. Luis Zubeldía chegou, e a situação não mudou.
Foram pouquíssimas vezes que William entrou em campo sob o comando de Zubeldía, o que chegou a deixar a torcida são-paulina brava, questionando seu treinador.
Zubeldía explicava sua metodologia de trabalhar com os jovens, sempre dizendo que tinha um cuidado muito grande para não ‘queimar’ os garotos. Mas até o técnico se rendeu ao talento de William Gomes.
Quando o calendário nacional começou a apertar no segundo semestre, o atacante foi titular do São Paulo quando Zubeldía colocou os reservas em campo contra o Vitória pelo Brasileirão.
E foi neste duelo,em 25 de agosto, que William Gomes marcou seu primeiro gol pelo profissional do clube que o revelou. Além de ser o melhor em campo no triunfo por 2 a 1 sobre os baianos, abriu o placar com uma pintura de fora da área.
Pouco depois, fez o gol, mais uma vez com extrema categoria, da vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, também pelo campeonato nacional. Estava pedindo passagem no São Paulo, que enfrentava certa crise técnica no ataque.
Eram chegados então os duelos contra o Botafogo nas quartas de final da Libertadores e, para quem não lembra, Zubeldía barrou Luciano, apontado por parte da torcida como queridinho do técnico, e bancou William Gomes como titular do ataque tricolor.
No primeiro duelo com os futuros campeões da América, William fez o que pode, criou chances, mas viu um São Paulo em péssima noite criativa. Saiu no 2º tempo sem muito destaque. Ainda assim, foi mantido por Zubeldía na equipe para o jogo da volta no Morumbi.
No entanto, mostrou que ainda não estava pronto para ser o jovem prodígio que iria levar o sofrido time tricolor ao tetracampeonato da Libertadores. Muito bem marcado pela sólida defesa botafoguense, William Gomes quase não encostou na bola nos 35 minutos que ficou em campo.
Foi substituído por Zubeldía ainda no 1º tempo, quando o São Paulo já perdia por 1 a 0, para dar lugar a Luciano, que melhorou o desempenho ofensivo da equipe.
As eliminações do Tricolor nas copas afastaram também William Gomes dos jogos. Entrou em alguns poucos na sequência do Brasileirão, entrando até na função de centroavante por algumas vezes.
No último jogo do ano, mais uma vez contra o Botafogo, ganhou nova chance como titular, se destacou e marcou o gol da derrota são-paulina por 2 a 1.
Foi uma primeira temporada de muitas emoções, que já serviu para o jovem ponta sentir como é jogar em time grande. O êxtase com os pedidos da torcida nas arquibancadas pode se tornar um inferno em partidas grandes e decisivas como a que o São Paulo disputa.
Dentro de campo, William Gomes mostrou que a torcida está certa. É extremamente habilidoso, foi válvula de escape do time em diversas vezes e mostrou também que sabe fazer gols. Mas, temos que confiar em Zubeldía.
O argentino explicou mais uma vez neste final de ano que trata o garoto como grande joia, e vai dar cada vez mais espaço para ele mostrar seu talento. Porém, também se preocupa com a cabeça de William Gomes nesta transição ao profissional.
Outra questão que marcou o ano do jovem atacante foi sua continuidade no São Paulo. Com frequentes assédios de clubes do exterior, e de peso, o clube do Morumbi fazia de tudo para renovar seu contrato, mas os empresários faziam jogo tudo.
Enfim, no final do mês de agosto,William Gomes e São Paulo firmaram contrato por mais quatro temporadas, até dezembro de 2028.
Tem sua joia garantida, portanto, por um bom tempo, a não ser que algum clube do exterior desembolse mais de R$ 430 milhões de reais, valor aproximado da multa rescisória firmada entre Tricolor e Gomes.