Renato Paiva afirma ter ‘DNA do Botafogo’ e promete futebol ofensivo | OneFootball

Renato Paiva afirma ter ‘DNA do Botafogo’ e promete futebol ofensivo | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Jogada10

Jogada10

·28 Februari 2025

Renato Paiva afirma ter ‘DNA do Botafogo’ e promete futebol ofensivo

Gambar artikel:Renato Paiva afirma ter ‘DNA do Botafogo’ e promete futebol ofensivo

Novo técnico do Botafogo, Renato Paiva foi apresentado, nesta sexta-feira (28), no Nilton Santos, ao lado de John Textor, dono da SAF do clube. O treinador português assinou contrato até dezembro de 2026. O comandante de 54 anos foi o escolhido pelo norte-americano após um processo seletivo que durou quase dois meses.

“É com enorme orgulho e satisfação que chego a este gigante do futebol mundial e brasileiro. É o objetivo de qualquer treinador treinar um clube como o Botafogo, com esta história e seu presente. Quando surgiu a oportunidade eu não pestanejei e fiz tudo ao meu alcance. Chego com trabalho de 23 anos, sendo 18 na base do Benfica”, afirmou Paiva.


Video OneFootball


“Depois fui para fora de Portugal, passando por Independiente del Valle, conquistando título. Passei pelo León, que não fui muito bem. Depois no Bahia, como o John disse, não fui tão mal. Ganhei o título estadual, que não se vencia há três anos, com 25 jogadores novos e sem tempo para treinar. Fizemos a melhor campanha do clube na Copa do Brasil e quase chegamos nas semifinais. No Toluca tive o meu melhor trabalho não só em qualidade, mas em números. Não chegamos na final, mas os números na fase regular foram bons. Tenho o DNA do Botafogo. O torcedor exige que se ganhe e vamos jogar com essa forma de jogar, o “Botafogo Way”, completou.

Aliás, o novo treinador do Botafogo chega com quatro auxiliares: Ricardo Dionísio (assistente técnico), Miguel Teixeira (assistente técnico), Rui Tavares (preparador de goleiros) e Daniel Castro (preparador físico).

Browser ini tidak didukung, silakan gunakan browser lain atau instal aplikasi

video-poster

Estilo de jogo

Renato Paiva, afinal, explicou qual é o seu estilo de jogo e reforçou que sua equipe terá características ofensivas. O treinador citou a última passagem pelo México. Aliás, ele detalhou que é importante que os atletas estejam próximos para associações.

“Proposta de jogo ofensiva, ter a bola o maior número de tempo possível e quando e perdermos, recuperá-la da mesma forma. Equipe que não é reativa, que procura o gol adversário. Os números, em dois torneios, fomos o melhor ataque do campeonato. Fomos as equipes que jogavam o melhor futebol no México. Fundamentado no desenvolvimento individual dos jogadores. Acredito que todos, conectados, terão um coletivo muito mais forte. Invisto muito nisso com os jogadores, com relação muito próxima. Sempre digo: ‘perguntem aos jogadores por onde passamos”. Estou muito consciente do que a torcida quer em termos de qualidade de jogo, e sentir que a forma como vemos o jogo, posicional, e como a forma de jogar vai agradar bastante os torcedores do Botafogo”, revelou.

O último trabalho do português, afinal, foi no Toluca, do México. Antes, passou por Bahia, León, Independiente del Valle e Benfica B. No Tricolor de Aço, Renato Paiva, portanto, conquistou 19 vitórias em 49 partidas disputadas. Por fim, a estreia de Renato Paiva no comando do Glorioso, aliás, será contra o Palmeiras, no Allianz Parque, no dia 29 ou 30 de março. A CBF, aliás, ainda detalhará as datas e horários da Série A.

Utilização de jovens

Há um grupo de jovens muito talentoso. Eu vi o Matheus ontem, faz parte desse grupo. Há um conjunto que precisamos conhecer e trabalhar com eles. Identificar suas características positivas e fazer um trabalho com eles. Ninguém cresce só treinando, eles vão precisar de oportunidades. Mas não vou olhar o CPF para ver a data de nascimento. Vão ter a oportunidade de trabalhar todos juntos. É preciso de um contexto para lançar os jovens em termos de conselho e vivência”.

Outros trechos da coletiva de Renato Paiva:

Um mês de “pré-temporada”: “Ter esse mês de trabalho, sou um sortudo. Treinador não olha para os problemas, mas soluções. É uma base campeã, extraordinária em nível técnico, psicológico, e com ambição. Ganharam títulos de forma até histórica, como na final da Libertadores com um jogador a menos. Só se alcança com grandes grupos. Com base de jogadores e trabalhos, é só dar um toque com a nossa forma de ver o jogo.”

Elenco: “Elenco campeão da Série A e da Libertadores. Não é a saída de alguns jogadores que vai fragilizar porque o scout já deu provas da sua qualidade e soube repor as saídas. Com as características necessárias às saídas dos jogadores. É um elenco que mistura experiência com juventude. Temos jogadores jovens que nos deixam com água na boca para que tenham como potencializar. Estou muitíssimo satisfeito com o elenco.”

Negociação: “Meu nome esteve na mesa como estiveram outros. Houve muitos nomes, muita gente, o escolhido fui eu. O escolhido como a torcida se vê. É um termo bíblico, forte e bonito. A torcida sente-se escolhida por ser Botafogo. No meio de tantos nomes eu me senti um escolhido. Ser um escolhido no meio de tantos nomes, uns com mais carreiras, outros com menos. Ser o escolhido me deixou orgulhoso.”

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: BlueskyThreads,  TwitterInstagram e Facebook.

Lihat jejak penerbit