Hugogil.pt
·11 Juli 2025
Quenda e Debast castigados e falham Supertaça com o Benfica

In partnership with
Yahoo sportsHugogil.pt
·11 Juli 2025
Geovany Quenda e Zeno Debast foram suspensos por um jogo pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), na sequência dos festejos do título conquistado pelo Sporting frente ao Vitória de Guimarães, na última jornada da Liga 2024/25. Ambos estão, assim, fora da Supertaça Cândido de Oliveira, agendada para o próximo dia 31 de julho.
Na origem da punição esteve a utilização, por parte de Quenda, de uma tarja com a imagem de Ricardo Esgaio e a frase «falas muito, chupa c******», expressão proferida originalmente pelo jogador leonino no final do dérbi frente ao Benfica, na penúltima jornada do campeonato, e que foi interpretada como uma provocação a Otamendi e ao clube encarnado.
Segundo o Conselho de Disciplina, a tarja usada por Quenda foi exibida no relvado, logo após o apito final do jogo com o Vitória, durante as celebrações do bicampeonato. A mensagem, de teor ofensivo, foi considerada uma infração disciplinar, com o CD a sublinhar que, «pelo seu teor literal, imagem que a acompanha e contexto em que os eventos ocorreram, é claramente dirigida a um jogador de outra sociedade desportiva».
Zeno Debast, por sua vez, foi também sancionado por ter partilhado a imagem do momento nas redes sociais, aderindo e difundindo publicamente a mensagem ofensiva. Ambos os jogadores terão ainda de pagar uma multa individual de 816 euros.
O Sporting, enquanto entidade responsável, foi igualmente punido com uma multa de 2550 euros. O CD considera que o clube «não zelou pela correção, moderação e respeito» dos seus atletas, violando os deveres previstos nos regulamentos disciplinares e de prevenção da violência no desporto.
Recorde-se que os processos disciplinares foram abertos a 5 de junho, 11 dias após a final da Taça de Portugal, na sequência de uma denúncia apresentada pelo Benfica.
Defesa dos jogadores não colheu junto do CD
Quenda e Debast, de acordo com a nota oficial do Conselho de Disciplina, assumiram os factos, mas alegaram que a mensagem não era dirigida a qualquer adversário, mas sim ao colega de equipa Ricardo Esgaio, no contexto de uma «brincadeira interna» durante os festejos. No entanto, essa argumentação não foi aceite pelo CD, que frisou o impacto público da mensagem e o seu potencial de ofensa, independentemente da intenção inicial.
Com esta decisão, os leões perdem dois jogadores para a final da Supertaça frente ao Benfica, marcada para 31 de julho no Estádio Algarve.