Zerozero
·5 Mei 2025
Quaresma fez-se herói (a lembrar Coates...) e também já conquistou o treinador

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·5 Mei 2025
Antes de um dos jogos mais emocionantes deste século, um dérbi que pode decidir o campeão, o Sporting venceu de forma dramática o Gil Vicente na 32ª jornada da Liga Portuguesa. A exibição desinspirada dos pupilos de Rui Borges podia ter saído cara na luta pelo título, mas Eduardo Quaresma certificou-se de que não seria o caso.
«Sabíamos que este jogo era muito importante para manter a luta pelo campeonato. Esta partida é a prova de que não podemos desligar. Não podemos dar uma parte de avanço, se queremos ser campeões», afirmou, na flash interview (vídeo acima), o defesa que fez aos 90+3 o golo da vitória. Foi o homem do jogo.
Confrontado com essas declarações, na conferência de imprensa, o treinador do Sporting demonstrou o seu apoio ao jogador, concordando com as declarações anteriores. «Estávamos desinspirados e é normal que o Eduardo tenha dito isso. Concordo com ele, é claro», disse, conforme pode ver no vídeo abaixo.
Esse não foi o único momento da conferência de imprensa pós-jogo que colocou Eduardo Quaresma no pensamento de Rui Borges.
Questionado - pelo zerozero, saliente-se - sobre a personalidade do jovem, em tempos considerado «imaturo» por Ruben Amorim, o treinador do Sporting mostrou-se satisfeito com o central de 23 anos e aproveitou para alargar os elogios ao grupo como um todo:
«Tem sido espetacular. O Edu é um miúdo especial. Tem crescido e ganho essa maturidade, pelo menos pelo que via de fora antes e agora, dentro e a trabalhar com ele, acho que está muito melhor», disse, em declarações disponíveis no vídeo abaixo.
«Adoro o Edu como adoro todos os outros, porque o grupo é mesmo fantástico e merece ser feliz. Mais que ele, são todos», completou.
Eduardo Quaresma batalha para ser campeão nacional pela terceira vez com a camisola do Sporting. E se há um ano também desempenhou um papel de algum relevo na caminhada até ao troféu, o mesmo não se pode dizer do primeiro título, em 2020/21.
Pouco jogava nessa altura - apenas dois jogos no campeonato -, em que o herói era, sem qualquer margem para dúvidas. Sebastian Coates. O colega de posição, antigo capitão, era o líder da defesa e o homem dos golos tardios. Quem esquece a reviravolta, com bis, frente a este mesmo adversário?
Também por isso escrevemos na crónica de jogo que «algures no Uruguai, Coates sorriu». Não sabíamos com certeza que esse tinha sido o caso, mas ficámos mais tarde a saber, pela via das redes sociais, que el patrón acompanhou mesmo o jogo. Publicou até um vídeo de Quaresma no seu instagram pessoal!
Dois distintos dias de chuva e duas diferentes lutas pelo título, separadas por quatro anos e 370 quilómetros. Os paralelos entre as duas reviravoltas frente ao Gil Vicente são difíceis de ignorar. O galo (no sentido de falta de sorte) é de Barcelos, com esta equipa a passar a ser, segundo o nosso playmaker, aquela que mais vezes sofreu nos descontos uma reviravolta do Sporting.
*com David Albano