
Calciopédia
·23 Mei 2025
Primeiro o título, depois o resto: última rodada da Serie A terá definição do campeão na sexta

In partnership with
Yahoo sportsCalciopédia
·23 Mei 2025
E no fim, quase tudo ficou para a última rodada da Serie A. O título italiano, dois dos times rebaixados à segundona e parte das vagas para competições europeias serão definidos na 38ª e derradeira jornada do campeonato, mas nem tudo será decidido no mesmo dia. Como os jogos de Napoli e Inter, que duelam pelo scudetto, são contra adversários sem ambições no certame, ambos foram adiantados para a sexta – prevendo um eventual duelo de desempate entre os times, que, diante do calendário apertado e da participação dos nerazzurri na final da Champions League, pode foi agendado para segunda, no Olímpico de Roma. As partidas que não valem nada ocorrem no sábado e, no domingo, seis confrontos fecham o campeonato.
O Napoli será campeão em caso de vitória sobre o Cagliari, enquanto a Inter, para faturar o bi, precisa superar o Como e torcer para os azzurri empatarem – num cenário mais remoto, com derrota napolitana e empate interista, iríamos para o desempate. Juventus, Roma e Lazio disputam a quarta e remanescente vaga na Champions League, com vantagem para os bianconeri. Desse pelotão, só os biancocelestes não estão garantidos em competições europeias, mas um mísero empate com o Lecce serve para lhe assegurar ao menos um lugar na Conference League, algo que a Fiorentina ainda almeja, embora com ceticismo. O Bologna, vale lembrar, já se classificou para a Liga Europa devido ao título da Coppa Italia.
Na parte inferior da tabela, há muitas possibilidades de combinações para definir os dois times que acompanharão o Monza à Serie B: do Verona, 15º, ao Venezia, 19º, todos podem cair; neste grupo, temos ainda Parma, Lecce e Empoli. O Hellas, aliás, fará um confronto direto com o Empoli e um empate pode bastar à dupla. Confira, a seguir, a prévia da rodada.
Napoli x Cagliari
Talvez isso assuste alguns torcedores, mas o Napoli depende apenas de si mesmo para se tornar campeão italiano pela quarta vez – a segunda em três temporadas, tal qual ocorreu em seus dois primeiros títulos, no fim dos anos 1980. Na rodada anterior, o Cagliari bateu o Venezia com tranquilidade e se livrou matematicamente do rebaixamento, de modo que joga só para cumprir tabela – era o caso do Genoa, time contra os qual os azzurri tropeçaram, em casa, na 36ª jornada. Pode ser, também, a última partida de Antonio Conte no comando dos partenopei e só há dois desfechos possíveis, caso ele realmente não permaneça: ou a conquista, que lhe fará ser o primeiro técnico a faturar o scudetto com três equipes diferentes, ou uma enorme frustração pela eventual perda do troféu.
Há quase 30 anos, a torcida do Cagliari nutre grande rivalidade com os seus homólogos napolitanos devido a um fator curioso, ligado ao fato de que, na Serie A de 1996-97, foi jogada em Nápoles a partida de desempate contra o rebaixamento entre os sardos e o Piacenza. Na ocasião, os ultras azzurri invadiram o San Paolo para empurrar os lupi, que se salvaram do descenso, e isso aborreceu demais os mais de 20 mil isolani que viajaram até a Campânia – muitos se chatearam pelo fato de os partenopei terem deixado de lado a rivalidade entre norte e sul da Itália para apoiarem um time nortista. Muitas brigas entre organizadas ocorreram após o duelo e, por isso, chegou a ser cogitado pelas autoridades um possível veto à presença de torcedores dos casteddu no Diego Armando Maradona. Não ocorreu.
Os jogos entre Napoli e Cagliari costumam ser disputados e uma prova disso é o fato de que, desde 2018-19, os azzurri não vencem o adversário em ambos os turnos da Serie A – já ganharam na Sardenha, por um sonoro 4 a 0, e os isolani têm pedido vendetta aos jogadores. Curiosamente, os três últimos encontros entre os times realizados no returno do campeonato terminaram empatados em 1 a 1. Se levar a melhor no duelo com a Inter, a equipe partenopea será a primeira do centro-sul do país a faturar quatro scudetti, passando a Roma em número de títulos italianos. Também será quebrado um recorde que já pertence a Conte: em caso de título, o Napoli seria o campeão italiano que obteve o melhor resultado em relação à temporada anterior, já que os campanos vêm de um 10º lugar no certame anterior. Até hoje, a maior reviravolta foi protagonizada pela Juventus, que passou de um sétimo posto para o levantamento do troféu entre 2010-11 e 2011-12.
Prováveis escalações
Napoli: Meret; Di Lorenzo, Rrahmani, Olivera, Spinazzola; Politano, Anguissa, Gilmour, McTominay; Lukaku, Raspadori.
Cagliari: Sherri; Zappa, Mina, Luperto; Zortea, Deiola, Makoumbou, Adopo, Augello; Viola, Piccoli.
Como x Inter
Na última rodada, a Inter teve tudo para retomar a liderança da Serie A e depender só de si para faturar o bicampeonato consecutivo e o seu 21º scudetto. Porém, um erro de Bisseck no finalzinho da partida contra a Lazio e a doppietta do interminável Pedro alteraram este cenário e, agora, os nerazzurri precisam vencer o Como e torcer por um tropeço do Napoli para, quem sabe, comemorarem uma improvável conquista antes da final da Champions League, contra o Paris Saint-Germain. Décimo colocado, o bom time de Cesc Fàbregas não tem nada com isso e busca a vitória contra o rival lombardo para adicionar a cabeça de mais uma caça à sua coleção – em 2024-25, os lariani também superaram os napolitanos e a Atalanta, que também compõem o grupo dos três primeiros colocados.
No confronto de sexta, a Inter pode igualar um de seus recordes na Serie A: os nerazzurri venceram o Como em todos os últimos oito jogos e apenas contra Empoli e Genoa têm uma sequência melhor (nove). Por sua vez, o time de Fàbregas vive boa fase – até a última rodada, quando empatou, chegou a enfileirar seis triunfos e atingir sua marca mais expressiva na elite. Um perigo para a Beneamata no lado dos lariani é Paz, que já esteve em sua mira, mas pode voltar ao Real Madrid, dono de seu passe. O argentino de 20 anos tem seis gols e oito assistências, de modo que pode alcançar a marca do sueco Kulusevski, último jogador de tal idade a participar de pelo menos 20 tentos, o que ocorreu em 2020, quando defendia o Parma.
Harakiri? A Inter tropeçou na Lazio na última rodada, perdeu a chance de depender só de si na luta pelo título e sonha com o improvável (Arquivo/Inter)
Venezia x Juventus
Dependendo apenas de si própria para manter o quarto lugar e abocanhar vaga na Champions League, a Juventus enfrenta um Venezia desesperado: para não cair ou ter que disputar um eventual playout, precisará vencer e torcer pelas derrotas de Lecce e Empoli. Para ter chances de permanecer na categoria, entretanto, o time vêneto terá que quebrar um tabu que perdura desde 1962 – ano de sua última vitória caseira sobre a Velha Senhora. Além disso, 16 dos 20 mais recentes confrontos entre as equipes na primeira divisão acabaram com vitórias dos bianconeri, contra um mísero triunfo dos lagunari. Por fim, desde 2000 os arancioneroverdi, que bateram a Fiorentina em seus domínios, na 36ª rodada, não conseguem enfileirar sucessos em casa na elite.
Há quem entenda que as situações dos protagonistas do duelo deste domingo são injustas. Afinal, a Juve não se destacou por um bom futebol apresentado na temporada, tem menos vitórias que Roma e Lazio (com quem briga por um lugar na maior competição de clubes da Europa) e se manteve bem posicionada devido aos impressionantes 16 empates, que a fazem liderar o campeonato neste quesito. Do outro lado, o time de Eusebio Di Francesco até somou atuações interessantes, mas a grande quantidade de pontos perdidos, principalmente nos minutos finais dos jogos, lhe colocou nesta delicada situação. Entretanto, como o que importa no esporte são os resultados, não há como escapar da realidade. As sentenças serão proferidas no domingo.
Sábado, 24/5, 13h Bologna x Genoa
Sábado, 24/5, 15h45 Milan x Monza
Domingo, 25/5, 15h45 Atalanta x Parma Empoli x Verona Lazio x Lecce Torino x Roma Udinese x Fiorentina