Presidente dos Gaviões se posiciona em coletiva do Conselho e defende voto do FT para presidente do Corinthians | OneFootball

Presidente dos Gaviões se posiciona em coletiva do Conselho e defende voto do FT para presidente do Corinthians | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·8 Mei 2025

Presidente dos Gaviões se posiciona em coletiva do Conselho e defende voto do FT para presidente do Corinthians

Gambar artikel:Presidente dos Gaviões se posiciona em coletiva do Conselho e defende voto do FT para presidente do Corinthians
  1. Por Daniel Keppler / Redação da Central do Timão

Na manhã desta quarta-feira, 7, o Parque São Jorge recebeu uma coletiva de imprensa convocada por Romeu Tuma Júnior, presidente do Conselho Deliberativo (CD) do Corinthians. Também estiveram presentes na mesa Leonardo Pantaleão, presidente da Comissão de Justiça do CD, Miguel Marques e Silva, presidente do Conselho de Orientação (CORI), Pedro Luis Soares, secretário do CORI, e Paulo Roberto Bastos Pedro, conselheiro trienal e membro do mesmo órgão.

Após os questionamentos dos membros da imprensa, representada por cerca de 25 veículos, entre eles sites, portais e páginas, a palavra foi dada a Alexandre Domênico Pereira, o Ale, presidente dos Gaviões da Fiel, que acompanhou toda a coletiva com outros representantes da torcida. Ele parabenizou a iniciativa do Conselho Deliberativo de prestar satisfações à torcida sobre os temas debatidos.


Video OneFootball


Gambar artikel:Presidente dos Gaviões se posiciona em coletiva do Conselho e defende voto do FT para presidente do Corinthians

Foto: Reprodução/Instagram

“Para nós é muito importante estar participando de qualquer movimentação interna do clube, ainda mais nesse momento tenso que estamos vivendo. Todo mundo sabe, apoiamos oficialmente Augusto Mello por acreditar que um grupo não tinha mais a capacidade de prorrogar seu poder aqui dentro do clube, mas isso não nos coloca na posição de aprovar qualquer tipo de decisão dele administrativa.”

Ale refletiu, ainda, sobre a generalização que se faz a respeito dos conselheiros do Corinthians, se dirigindo diretamente a Tuma ao falar. “Aprendi com você isso aí, a gente não pode generalizar o conselho. A gente acredita ainda que o Conselho do Corinthians pode ser visto de maneira séria pelo corinthiano, trazer aquela credibilidade novamente do conselho para o corinthiano, isso é muito importante”, disse.

O presidente dos Gaviões defendeu um mecanismo para punir conselheiros que, de alguma forma, segundo ele, colaboraram para que a situação financeira do Corinthians tenha se agravado até o cenário atual, afirmando que o pagamento da dívida atual depende de boas administrações e de um “trabalho sério”. No entanto, colocou-se contra o modelo de SAF como solução para esses problemas do clube.

“A gente é totalmente contra (SAF), por vários motivos. Nós não temos esse direito de um clube que foi fundado em 1910 ter um dono, isso para nós é inconcebível. E você (Tuma) falou um fato importante também, que você nos deu a oportunidade de participar de uma audiência pública para falar do projeto Fiel Torcedor”, continuou Ale, emendando outro tema tratado durante a coletiva: a reforma do estatuto para permitir o voto do membro do FT para presidente do Corinthians.

Segundo ele, a intenção dos torcedores não é “inchar o clube”, ou seja, frequentar o clube social: “Respeitamos os associados. Queremos simplesmente o direito de votar. E o que você (Tuma) falou é importante: uma boa parte do dinheiro, mensalmente pago, de maneira séria para escolher o presidente, vai para o clube social. E a outra parte vai para a parte administrativa. A nossa parte aqui como corintiano é simplesmente ajudar o clube.”

Ale ainda parabenizou a torcida por, segundo ele, ter se politizado recentemente. “Acho que o caos faz isso também. Hoje o corintiano sabe a sua função (Tuma), a função do presidente do CORI. É muito importante se politizar e saber tudo o que está acontecendo. Então hoje, eu vejo que eles (torcedores) estão aptos também a escolher o presidente”, disse.

O presidente concluiu sua fala colocando a organizada à disposição do diálogo: “O Gaviões da Fiel está aberto a dialogar com os conselheiros, com o associado, através da Assembleia Geral. O projeto é ajudar o Corinthians. Não é simplesmente pegar uma pedra e tacar numa vidraça, que se chama Corinthians. A gente quer participar de maneira efetiva. Então estamos dispostos a dialogar com vocês, com a sociedade, para eles entenderem que a gente não quer nenhum tipo de mal, não quer tirar o espaço deles de maneira alguma. Queremos ajudar financeiramente e ter o direito de escolher o presidente.”

Veja mais:

Lihat jejak penerbit