oGol.com.br
·13 Februari 2025
Porto empata com a Roma no duelo por vaga nas oitavas da Europa League
![Gambar artikel:Porto empata com a Roma no duelo por vaga nas oitavas da Europa League](https://image-service.onefootball.com/transform?w=280&h=210&dpr=2&image=https%3A%2F%2Fwww.ogol.com.br%2Fimg%2Fnoticias%2F796%2FimgS620I745796T20250213215208.jpg)
In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·13 Februari 2025
Porto e Roma ficaram no empate em 1 a 1 no primeiro jogo dos playoffs da Europa League, disputado no Estádio do Dragão. Com a igualdade, a disputa pela vaga para as oitavas de final segue totalmente aberta.
Foi o time italiano que saiu na frente, com gol de Çelik no primeiro tempo. Na segunda parte, o Porto chegou à igualdade com Francisco Moura e chegou a sonhar com a virada depois de ficar com um homem a mais em campo, mas o resultado não mudou.
O segundo e decisivo duelo entra os times acontece na próxima quinta-feira (20), no Estádio Olímpico, em Roma. Quem vencer vai seguir sonhando com o título da competição continental.
A primeira etapa foi equilibrada, mas com os italianos com as melhores chances de marcar. O Porto teve mais tempo de posse de bola, mas demonstrou muita dificuldade em criar oportunidades de perigo, errando sempre na hora de fazer o último passe.
Paulo Dybala teve que ser substituído antes do intervalo, sentindo dores no joelho depois de uma forte entrada de Alan Varela, que rendeu cartão ao jogador do Porto. O argentino ainda tentou seguir na partida, mas não resistiu e saiu aos 39 para a entrada de Tommaso Baldanzi.
Depois de perder boas oportunidades, a Roma conseguiu marcar nos acréscimos. A recuperação de bola já no campo de ataque terminou com um lance um tanto confuso e a finalização de Çelik, cruzado, sem chances para o goleiro Diogo Costa.
A Roma voltou com Pisilli no lugar de Manu Koné e El Shaarawy na vaga de Saelemaekers. Os dois jogadores substituídos tinham levado cartões amarelos e Claudio Ranieri não queria correr riscos de ficar com um jogador a menos.
O Porto criou sua melhor chance logo no primeiro minuto da segunda etapa, com Francisco Moura recebendo passe longo e girando dentro da área para finalizar, mas Svilar fez boa defesa para impedir a igualdade.
Se o ataque português não conseguia furar a barreira adversária, Diogo Costa ao menos mantinha o placar mínimo. Aos 21 minutos, Cristante teve boa chance de cabeça e parou em bela defesa do goleiro da seleção de Portugal.
No minuto seguinte, veio a igualdade. Pepê recebeu a ligação direta do tiro de meta, tentou a finta e a bola acabou ficando solta para a chegada de Francisco Moura, que comemorou seu primeiro gol com a equipe do Porto.
O cenário mudava completamente. Além do empate, o torcedor do Porto comemorou a vantagem numérica em campo, já que Cristante levou o segundo cartão amarelo após falta em Fábio Vieira e acabou expulso.
O Porto foi para cima, chegou a criar algumas boas oportunidades de virar o placar, mas a Roma se segurou bem e conseguiu levar a decisão para seu estádio, na próxima semana.