Portal dos Dragões
·22 Februari 2025
Pinto da Costa pode dar nome a Alameda

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·22 Februari 2025
O PS propõe que a Câmara Municipal do Porto mude a denominação da Alameda das Antas para Alameda Jorge Nuno Pinto da Costa. Esta iniciativa visa perpetuar a memória do antigo presidente do FC Porto “num espaço emblemático para o clube e a cidade”, onde “residiu nos seus últimos anos de vida.” Na proposta, a que o Record teve acesso e que foi assinada pelo vereador do PS, Tiago Barbosa Ribeiro, é mencionado que a Alameda do Dragão deve “perpetuar a memória do homem que mais contribuiu para a grandeza do FC Porto e para a elevação do nome da cidade.”
“O seu legado vai além do futebol, sendo uma figura essencial para a afirmação da cidade do Porto e da região Norte”, destaca o PS, que irá levar a proposta à reunião pública do executivo, marcada para depois de amanhã. Após isso, a proposta deverá ser aprovada pela Comissão de Toponímia Municipal.
Museu sem avanços
Mais complicada é a possibilidade de Pinto da Costa ser homenageado com o nome do Museu do FC Porto. Informações indicam que as negociações com a família do ex-presidente estão estagnadas. Esta situação deverá manter-se, uma vez que, de acordo com um comunicado enviado ao JN, os filhos e a viúva do icónico líder afirmam o desejo de respeitar a sua vontade, que foi “explicitamente comunicada.” Assim, nenhum deles irá “participar em nada que envolva as pessoas” referidas por Pinto da Costa. Em suma, não participarão em homenagens organizadas pela atual direcção do FC Porto.
“Cumpre-nos informar também que, após a publicação do último livro, foi transmitida a decisão ao amigo cardeal D. Américo Aguiar, de que as suas cinzas deveriam ser mantidas na família”, é o que se lê na carta assinada por Joana e Alexandre Pinto da Costa e Cláudia Campo.