
Calciopédia
·11 April 2025
Pela 32ª rodada da Serie A, o Dérbi de Roma será crucial para a definição de vagas europeias

In partnership with
Yahoo sportsCalciopédia
·11 April 2025
A 31ª rodada da Serie A foi cheia de confrontos diretos e empates. A Lazio bateu a Atalanta, assumiu a sexta posição e foi uma das poucas equipes que se deram bem no último fim de semana, mas a derrota para o Bodø/Glimt, pela Liga Europa, deixou em suspenso qualquer clima de otimismo antes do clássico com a Roma. E será um Derby della Capitale com tempero especial, visto que a Loba é a sétima colocada e o desfecho do embate será crucial para a corrida por vagas europeias.
Numa rodada que, ao menos em teoria, deve ser tranquila para Inter e Napoli – líder e vice-líder recebem Cagliari e Empoli, respectivamente –, outro confronto direto por vaga em competições europeias chama atenção. Terceira colocada, Atalanta, que também lutava pelo scudetto, receberá o Bologna, quarto. E a Dea está muito pressionada, pois pode despencar para a sexta colocação em caso de derrota e uma combinação de resultados. Confira, a seguir, a prévia da jornada.
Lazio x Roma
A sempre acesa rivalidade entre Lazio e Roma ganhará mais um capítulo neste domingo, com um dérbi que será também um confronto direto por uma vaga nas competições continentais da próxima temporada. Ocupando atualmente sexto e sétimo lugares na tabela, respectivamente, biancocelesti e giallorossi inverteram suas posições na última rodada, já que a trupe de Marco Baroni bateu a Atalanta e os comandados de Claudio Ranieri ficaram no empate com a Juventus – interrompendo uma sequência de sete vitórias, mas mantendo 15 jogos de invencibilidade. Obviamente, nenhuma das duas equipes ficaria satisfeita com uma paridade no domingo, visto que, além de deixarem de somar pontos e de desperdiçarem a chance de tirar proveito do duelo entre a Dea e o Bologna, também perderiam a oportunidade de atrapalhar diretamente sua maior rival.
A Roma, que venceu o dérbi do primeiro turno por 2 a 0, pode voltar a triunfar nos dois clássicos capitolinos de uma mesma edição da Serie A desde 2015-16 – além de chegar à terceira vitória consecutiva em dérbis válidos pelo campeonato, o que ocorreu pela última vez em dezembro de 2016. Este embate marca o início da soberania da Lazio como mandante nos duelos da Cidade Eterna nessa quase década: são seis vitórias e três empates contra a rival neste recorte.
Principal nome da temporada giallorossa, o técnico Ranieri se tornou, ao bater a Lazio em janeiro, o primeiro treinador da Roma a vencer todos os seus quatro primeiros dérbis da Cidade Eterna. Caso repita a dose neste domingo, igualará Fabio Capello, Nils Liedholm, Luciano Spalletti e Lugi Barbesino como comandante com mais triunfos no clássico pela Serie A (cinco). O certo é que os celestes jamais deixarão isso ocorrer sem muita luta. Afinal, o Derby della Capitalie é o confronto do Campeonato Italiano com mais cartões na era dos três pontos por vitória, iniciada em 1994: são 366 amarelos e 39 vermelhos, que dão a dimensão de quão vulcânica é a rivalidade entre as equipes.
Prováveis escalações
Lazio: Provedel; Marusic, Gila, Provstgaard, Lu. Pellegrini; Guendouzi, Rovella; Tchaouna, Dele-Bashiru, Zaccagni; Dia.
Roma: Svilar; Çelik, Mancini, Ndicka; Saelemaekers, Koné, Paredes, Angeliño; Soulé, Lo. Pellegrini; Dovbyk.
Inter x Cagliari
Como ainda tem uma dura missão pela Champions League, apesar de ter batido o Bayern de Munique no jogo de ida das quartas de final, a Inter deve fazer um grande rodízio contra o Cagliari. Essas palavras são música para os ouvidos dos sardos, que se guiam pelo exemplo do Parma para tentar somar pontos improváveis em San Siro – e vale destacar que, em 2023-24, quando os nerazzurri foram campeões da Serie A, os rossoblù adiaram a sua festa ao conquistarem um empate no estádio. O time de Simone Inzaghi tem encontrado dificuldades contra adversários da parte baixa da tabela e, considerando que tem calendário mais difícil do que o Napoli, precisa inverter esta tendência se quiser seguir na liderança.
A Inter venceu 11 dos 14 últimos confrontos com o Cagliari pela Serie A, perdendo apenas um. Por sua vez, em sua experiência no comando dos nerazzurri, Inzaghi somou quatro triunfos e um empate (o já citado, no duelo mais recente) contra o adversário de domingo. Dona do melhor ataque do campeonato, a Beneamata também balança as redes como mandante há 37 partidas pelo certame – ou seja, há quase dois turnos inteiros. Portanto, parar a artilharia dos lombardos será uma dura missão para Davide Nicola e sua trupe. Os casteddu até podem se vangloriar de não terem sido vazados nas duas derradeiras rodadas, mas não conquistam três clean sheets seguidos desde o já distante outubro de 2012.
Em queda, a Atalanta recebe o Bologna e tentará impedir a ultrapassagem do adversário na corrida pela Champions League (Getty)
Atalanta x Bologna
Há algumas semanas, o duelo entre Atalanta e Bologna poderia ser importante na luta pelo scudetto, já que os rossoblù tinham, em sequência, encontros com os três primeiros colocados. Porém, a queda de rendimento da Dea, que perdeu seus três compromissos mais recentes, fez com que o jogo de domingo se tornasse um confronto direto por vagas na Champions League, com outros times podendo se aproveitar, tal qual hienas, do seu desfecho.
Em caso de vitória, o Bologna assumiria a terceira posição da Serie A e se aproximaria do objetivo de melhorar a já ótima campanha da temporada passada, sob as ordens de Thiago Motta. Agora sob o comando de Vincenzo Italiano, o time rossoblù sonha em repetir a façanha de chegar à Liga dos Campeões e ressurgir como potência do futebol da Velha Bota. E, dessa vez, seguindo os passos justamente da Atalanta, que teve um percurso semelhante e foi capaz de melhorar seus resultados progressivamente, até se consolidar entre os grandes. Assim, o jogo de domingo pode ganhar ares de “rito de passagem”.
O Bologna está invicto há quatro encontros com a Atalanta pela Serie A, com direito a três vitórias – uma sequência diametralmente oposta à anterior, quando foi derrotado pelos nerazzurri 13 vezes em 17 jogos. Por conta do momento positivo no duelo, considerando somente as partidas válidas pela máxima categoria nacional, os rossoblù podem obter algumas marcas expressivas: desde 1955 não passam cinco partidas sem serem batidos pela Dea e jamais ganharam da adversária em três visitas seguidas a Bérgamo. Por outro lado, vale destacar que a equipe de Gian Piero Gasperini ainda não triunfou em casa em 2025, sendo a única das 10 primeiras colocadas do Italiano a não ter alcançado um objetivo tão trivial. Neste ano, os orobici somaram apenas quatro pontinhos em seus domínios.
Sexta, 11/4, 15h45 Udinese x Milan
Sábado, 12/4, 10h Venezia x Monza
Sábado, 12/4, 15h45 Juventus x Lecce
Domingo, 13/4, 10h Fiorentina x Parma Verona x Genoa
Domingo, 13/4, 13h Como x Torino
Segunda, 13/4, 15h45 Napoli x Empoli
Langsung
Langsung
Langsung