O que falta para Saúl ser regularizado pelo Flamengo | OneFootball

O que falta para Saúl ser regularizado pelo Flamengo | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: MundoBola Flamengo

MundoBola Flamengo

·29 Juli 2025

O que falta para Saúl ser regularizado pelo Flamengo

Gambar artikel:O que falta para Saúl ser regularizado pelo Flamengo

Anunciado pelo Flamengo na última quarta-feira (23), o espanhol Saúl Ñíguez ainda não foi regularizado no BID da CBF. A situação não está ligada à transferência internacional, que já foi concluída, mas sim à burocracia exigida para que atletas estrangeiros possam atuar legalmente no país.

De acordo com apuração do MundoBola Flamengo, o processo leva mais tempo por se tratar de um atleta estrangeiro vindo de uma confederação europeia. Como explicou um dirigente do clube, trata-se de um trâmite que "passa por Brasília", referência ao caminho obrigatório até a liberação do visto de trabalho, documento exigido para que estrangeiros possam ser inscritos na CBF. Ainda segundo ele, o clube está atuando para agilizar a situação.


Video OneFootball


Diferente da parte esportiva da transferência, que é feita diretamente entre as federações via sistema da Fifa, a liberação no BID depende do trâmite migratório, que costuma levar alguns dias e envolve diversos órgãos federais. Para que um jogador estrangeiro esteja apto a atuar no Brasil, é preciso cumprir algumas etapas:

  • Obter o visto de trabalho, autorizado por ministérios como o da Justiça e o das Relações Exteriores;
  • Emitir CPF, necessário para qualquer vínculo formal no país;
  • Realizar o registro na Polícia Federal, que formaliza a situação migratória e permite o início das atividades profissionais;

Após cumprir essas etapas, o atleta estará apto para ser registrado no BID da CBF. De acordo com o clube, a expectativa é realizar esse registro nos próximos dias. A partir desse momento, os próximos passos serão realizados pelo clube, como por exemplo o registro do jogador na carteira digital (CTPS/eSocial).

A diferença em relação a Emerson Royal ajuda a explicar a demora. Também vindo de um clube europeu, o lateral foi anunciado no sábado (26) e apareceu no BID nesta terça-feira (29). Como é brasileiro e já teve registro na CBF, ele não precisou passar por visto nem por trâmites extras. Saúl, por ser estrangeiro e nunca ter atuado no Brasil, depende de todas as etapas.

Estreia também depende do físico

Mesmo que seja regularizado nos próximos dias, Saúl ainda deve levar um tempo para estrear. Após a vitória sobre o Atlético-MG, o auxiliar técnico Filipe Luís explicou que o volante está há mais de dois meses sem jogar e precisa de mais treinos.

“O Saúl está sem jogar desde maio, se não me engano, mas vinha treinando. Não vinha treinando com a equipe, vinha treinando sem bola, no caso, só acondicionando. Então ele está acondicionado, mas ainda precisa de mais tempo, mais treinos”, disse.

Lihat jejak penerbit