oGol.com.br
·17 Juli 2025
Neymar decide e Santos supera o Flamengo na Vila Belmiro

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·17 Juli 2025
Com o brilho de Neymar, que marcou um belo gol na reta final da partida, o Santos venceu o Flamengo por 1 a 0, nesta quarta-feira, 16, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Essa foi a terceira vitória do Peixe nos últimos quatro jogos.
O resultado fez o Santos chegar a 14 pontos e se distanciar da zona de rebaixamento do Brasileirão, subindo ao 14º lugar. Já o Flamengo, com 27 pontos, ainda é o líder, mas empatado em pontos com o Cruzeiro.
O Santos assustou antes mesmo do primeiro minuto ser completo. Souza teve liberdade na esquerda e cruzou para Barreal cabecear para fora na segunda trave. O Flamengo respondeu rápido e Bruno Henrique, livre na meia-lua, concluiu mal. Os minutos iniciais foram intensos e com trocas de ataques entre as equipes.
Depois do início mais acelerado, a dinâmica da partida mudou um pouco. O Flamengo passou a ter maior posse de bola e ser propositivo, enquanto o Santos mostrou boa competitividade e teve boas subidas em contra-ataque. O Mengão ficou no quase aos 21, quando Arrascaeta serviu Plata, que buscou o ângulo em bonito chute e parou em grande defesa de Gabriel Brazão.
O Flamengo subiu a marcação, passou a sufocar e deixar o Santos longe do ataque. No entanto, o time carioca não soube aproveitar o bom momento e não voltou a ter finalizações perigosas. Neymar apareceu bem e recolocou o Peixe no jogo. Primeiro arrancou pela esquerda, fez fila na área, mas acabou bloqueado. Pouco depois serviu bem Deivid Washington, que bateu cruzado e viu o goleiro Rossi defender com a ponta dos dedos.
Mais presente no ataque, o Flamengo assustou aos 41, quando Luiz Araújo cobrou falta, Danilo cabeceou forte e Brazão espalmou para escanteio. A intensidade se manteve na Vila Belmiro durante todo o primeiro tempo, mas a correria não resultou em bola na rede,
O Flamengo teve tudo para abrir o placar logo no começo do segundo tempo quando Arrascaeta colocou Plata na cara do gol, o atacante tentou a cavadinha e Brazão reagiu com boa defesa. Ainda mais tempo com a bola, o Rubro-Negro seguiu finalizando. Aos 9, Luiz Araújo arriscou do bico da grande área, mas a bola subiu demais.
O duelo ficou ainda mais corrido do que bem jogado, com equipes pouco inspiradas e errando muitos passes. No duelo aberto, Neymar passou a ser mais acionado pelo Santos e conseguiu iniciar boas jogadas, mas sem capricho perto da meta. Aos 25, o craque ficou na bronca de Deivid Washington, que não devolveu um passe e teve seu chute travado na área.
Os jogadores que entraram no decorrer do segundo tempo não deram a resposta necessária no ataque do Flamengo, que mesmo com maior posse de bola não conseguiu criar novas chances de gol. O Mengão só foi acertar o alvo aos 30, em falta cobrada por De la Cruz, que Brazão espalmou. O Santos respondeu aos 33, quando Rossi afastou mal a bola e deu no pé de Neymar. O atacante soltou a pancada, mas o goleiro salvou.
Bem fisicamente, Neymar marcou pela primeira vez no Brasileirão. Aos 39, Guilherme invadiu a área pela esquerda e acionou o craque, que como um camisa 9, girou na pequena área, abriu espaço e colocou no fundo da rede.
O Flamengo foi para o tudo ou nada e os últimos minutos foram de um enorme ataque contra defesa, com o Santos completamente retrancado atrás da sua intermediária. O Rubro-Negro rondou a área, empilhou cruzamentos e jogadas individuais, mas não foi nada criativo. Wesley acertou o alvo em chute de longe, que Brazão espalmou. A vitória foi do Santos.