Mundial de Clubes mostra equilíbrio maior que o esperado entre brasileiros e europeus | OneFootball

Mundial de Clubes mostra equilíbrio maior que o esperado entre brasileiros e europeus | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Esporte News Mundo

Esporte News Mundo

·4 Juli 2025

Mundial de Clubes mostra equilíbrio maior que o esperado entre brasileiros e europeus

Gambar artikel:Mundial de Clubes mostra equilíbrio maior que o esperado entre brasileiros e europeus

— Continua depois da publicidade —

Os resultados do Mundial de Clubes causaram uma certa surpresa em quem montou uma previsão de quais clubes estariam classificados às quartas de final. A fase de oito melhores começa nesta sexta-feira (4) com apenas um time europeu entre os quatro clubes que vão entrar em campo. Além disso, os próprios confrontos entre brasileiros e clubes representando a UEFA renderam um equilíbrio muito grande.


Video OneFootball


A vantagem, evidentemente, está com os europeus. Cinco dos oito clubes ainda vivos na Copa do Mundo são da Europa. No entanto, estes times passaram por certa dificuldade para chegar até aqui. Na fase de grupos, Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo fizeram bonito. As quatro equipes brasileiras avançaram para as oitavas e duas delas lideraram seus grupos. Nos confrontos diretos entre Brasil e Europa, foram cinco partidas e apenas uma derrota do Botafogo para o Atlético de Madrid. Mesmo assim, o Glorioso roubou a vaga do time espanhol no mata-mata.

O senso comum antes do torneio era de que os europeus chegariam com um imenso favoritismo, até mesmo nos confrontos diretos. A realidade, porém, mostrou um grande domínio de Flamengo e Palmeiras sobre Chelsea e Porto, respectivamente. O Fluminense fez um duelo de igual para igual com o Dortmund e, em muitos momentos, foi melhor que o clube alemão. O Botafogo, por sua vez, acertou na estratégia e venceu o PSG com muitos méritos. Contra o Atlético, não teve o mesmo sucesso.

O Mundial de Clubes rende bons frutos ao futebol brasileiro e mostra que o Brasileirão está sim em um alto nível técnico. De maneira geral, o campeonato nacional é muito equilibrado e bate de frente com diversos torneios da Europa. Aquela clássica conversa informal de imaginar como os clubes brasileiros se sairiam se participassem de 38 rodadas em algum país europeu ganhou ingredientes extremamente válidos.

Antes da Copa do Mundo de clubes, existia um mito de que os brasileiros seriam “amassados” pelos europeus. Na verdade, o confronto de maior disparidade acabou sendo entre Flamengo e Bayern, no qual o Rubro-Negro viveu boas situações no ataque, mesmo que tenha ficado distante de uma classificação. O Mengão falhou defensivamente e o Bayern não perdoou. A sensação que ficou para grande parte dos torcedores é de que dava para terminar com um resultado mais apertado. Nos outros jogos, clubes brasileiros fizeram ótimos confrontos contra os europeus e passaram longe de ter sido humilhados.

Independentemente de qual seja o resultado final no Mundial, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras retornam ao Brasil de cabeça erguida. No cenário continental, é inegável o domínio do futebol brasileiro na América do Sul. Os últimos quatro títulos da Libertadores foram conquistados por clubes da CBF, sendo que três dessas finais foram disputadas entre equipes brasileiras.

Lihat jejak penerbit