90min
·6 Mei 2025
Mundial de Clubes: América-MEX e Los Angeles FC lutarão por vaga no grupo do Flamengo

In partnership with
Yahoo sports90min
·6 Mei 2025
Em comunicado oficial, a Fifa anunciou nesta terça-feira (6) que a última vaga no Grupo D (onde está o Flamengo) do Mundial de Clubes será definida por meio de um confronto entre América-MEX e Los Angeles FC-EUA. Ou seja, colocando frente a frente o vice-campeão continental em 2023 e a equipe com maior pontuação do ranking da Concacaf.
O anúncio ocorreu logo após o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) divulgar a sentença rejeitando os recursos movidos pelo León e pela Alajuelense, que estava pleiteando uma vaga para a disputa do Mundial de Clubes. A equipe mexicana tentou reverter a decisão tomada pela Fifa por pertencer ao mesmo dono do Pachuca, enquanto os costarriquenhos alegavam merecer a vaga via ranking da Concacaf. No entanto, o TAS decidiu que a Fifa é a responsável pelas regras de seu torneio, e, portanto, a entidade precisa definir quais serão os participantes.
"A Fifa recebeu de bom grado a decisão adotada pelo TAS de recusar as apelações de Pachuca, León e Alajuelense em relação à Copa do Mundo de Clubes 2025.Em virtude do regulamento aplicável, para determinar o time que substituirá o León na competição, a Fifa decidiu organizar uma eliminatória de jogo único entre Los Angeles FC (vice-campeão da Copa dos Campeões da Concacaf em 2023, diante do León) e o Club América (o clube melhor posicionado na classificação por confederações para a Copa do Mundo de Clubes da Fifa ao término da edição de 2024 da Copa dos Campeões da Concacaf). O time ganhador se classificará automaticamente para a Copa do Mundo de Clubes 2025 e ocupará a vaga do Club León no grupo D."- Nota oficial da FIFA
André Jardine possui seis títulos com o América-MEX / Ethan Miller/GettyImages
Apontado por muitos como principal técnico da história do América-MEX, o brasileiro André Jardine está conduzindo sua equipe em mais um possível título. Com 24 vitórias, 10 empates e 11 derrotas, o clube encontra-se nas quartas de final do Campeonato Mexicano contra o Pachuca, após ter encerrado a primeira fase com a segunda melhor campanha, atrás somente do Toluca.
Olivier Giroud é o grande destaque do Los Angeles FC / Harry How/GettyImages
Diferentemente da equipe mexicana, o Los Angeles FC tem como seu principal trunfo a presença de muitos jogadores veteranos que atuaram por gigantes do futebol europeu. Em 17 jogos na atual temporada da MLS, o time de Olivier Giroud (campeão da Copa do Mundo com a França em 2018) possui oito vitórias, dois empates e sete derrotas. Outros nomes do elenco consistem em Marlon (ex-zagueiro do Fluminense) e Igor Jesus, foi revelado justamente pelo rubro-negro.