Morreu Jorge Costa: as principais notas de pesar | OneFootball

Morreu Jorge Costa: as principais notas de pesar | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·5 Agustus 2025

Morreu Jorge Costa: as principais notas de pesar

Gambar artikel:Morreu Jorge Costa: as principais notas de pesar

O futebol português volta a lamentar o falecimento de um dos seus ilustres. Jorge Costa, ex-dirigente e jogador do FC Porto, faleceu aos 53 anos vítima de uma paragem cardiorrespiratória.

Publicação do Real Madrid:

Publicação oficial de Deco:


Video OneFootball


Publicação oficial da UEFA:

Publicação do Monza:

Publicação do Rayo Vallecano:

Publicação do Milan:

Publicação da Juventus:

Publicação do Mumbai City:

Publicação oficial de Ukra:

Publicação do Leça FC:

Publicação do CD Nacional:

«O CD Nacional lamenta profundamente o falecimento de Jorge Costa, uma figura marcante do futebol português, jogador internacional que se destacou ao serviço do FC Porto, assim como das Seleções Nacionais de Portugal. Foi ainda treinador de diversos clubes e desempenhava, atualmente, as funções de Diretor do Futebol do FC Porto.

Natural da cidade do Porto, Jorge Costa deixa o seu nome escrito nas páginas douradas do FC Porto com vários títulos nacionais e internacionais conquistados, tendo tido também uma carreira de relevo ao serviço de Portugal.

Ao FC Porto e a todos os seus adeptos, à família e amigos, o CD Nacional endereça sentidas condolências neste momento de luto.»

Publicação do Torino:

Publicação do FC Alverca:

Publicação do Gil Vicente:

Publicação oficial de Pepe:

«Sentidos pêsames a toda a família. A tua entrega e legado viverá para sempre na história de vitórias sem igual do FC Porto. Que em paz descanses, Jorge Costa!»

Publicação de Margarida Balseiro Lopes, Ministra da Cultura, Juventude e Desporto:

Publicação de Martín Anselmi:

«Que em paz descanses, capitão. Vou sentir a tua falta, meu amigo»

Publicação oficial de Nani:

«Foi uma honra crescer a ver-te jogar com tanta garra! Inspiraste a minha geração - eu e muitos dos meus amigos vamos sempre lembrar-nos de tudo o que deste ao futebol. Descansa em paz»

Publicação oficial de Bruno Fernandes:

Publicação oficial de Sérgio Oliveira:

«Partiu um verdadeiro líder, capitão e figura incontornável da história do FC Porto e do futebol mundial. As minhas sentidas condolências à familia e a toda a nação Portista. Que descanse em paz, Mister Jorge Costa.»

Publicação de Paulo Rangel, Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros:

Publicação do SC Covilhã:

Publicação oficial de Rui Vitória:

Publicação da Portuguesa:

Publicação do Santa Clara:

«A Santa Clara, Açores – Futebol, SAD lamenta profundamente o desaparecimento de Jorge Costa.

À família enlutada e ao FC Porto deixamos as mais sentidas condolências pela perda irreparável.

Jorge Costa foi, indubitavelmente, uma figura do futebol português e do Desporto nacional, com conhecida preponderância no FC Porto.

Com estilo e personalidade vincados, deixou a sua marca como jogador, treinador e dirigente, sendo exemplo para muitos.

O seu percurso marcou gerações e por certo a sua memória perdurará ecoando no futuro.»

Publicação do Paços de Ferreira:

«Foi com profundo pesar que o Futebol Clube de Paços de Ferreira tomou conhecimento do falecimento de Jorge Costa, aos 53 anos.

Jorge Costa foi treinador do Futebol Clube de Paços de Ferreira na temporada 2013/2014. Tendo assumido o comando técnico da equipa em fevereiro de 2014, ajudou a alcançar o objetivo da manutenção no final da temporada, após a disputa do play-off com o CD Aves.

À sua família e amigos o Futebol Clube de Paços de Ferreira endereça as mais sentidas condolências, neste momento de dor.»

Publicação oficial do Sindicato dos Jogadores:

«À família enlutada, aos amigos e todos os clubes que representou, em particular o seu FC Porto, o presidente do Sindicato dos Jogadores, Joaquim Evangelista, apresenta as mais sentidas condolências pelo falecimento do antigo futebolista e diretor dos azuis e brancos:

'Foi com enorme pesar que recebi a devastadora notícia da morte do Jorge Costa, um grande amigo, carinhosamente chamado de “Bicho” pelos colegas que sabiam que dentro de campo não havia jogador mais guerreiro e líder do que ele.

Fora de campo e no jogo da vida, aquele que realmente interessa, era uma pessoa extraordinária.

O Jorge fez parte dos órgãos sociais do Sindicato dos Jogadores e deu-me sempre a confiança para seguir em frente nesta luta por melhores condições para os jogadores. Com homens como ele atrás de mim, nunca me senti sozinho ou desamparado. Agradeço-lhe muito tudo o que fez por nós.

À família, aos amigos e, em especial, ao FC Porto, clube que viveu como poucos e orgulhosamente representava neste momento, presto as mais sentidas condolências.

Descansa em paz, querido amigo.'»

Publicação de Vítor Baía:

Publicação do Charlton Athletic FC:

Publicação oficial da LaLiga:

Publicação oficial de Cristiano Ronaldo:

Publicação do FC Arouca:

Publicação oficial de Carlos Vicens:

Publicação do AFS:

Publicação do Trofense:

Publicação de Portugal:

Publicação do Académico de Viseu FC:

Mensagem oficial de Marcelo Rebelo de Sousa:

«O Presidente da República lamenta a morte do antigo futebolista internacional Jorge Costa, o eterno “bicho” do Futebol Clube do Porto, onde era atualmente diretor para o futebol profissional, e que, enquanto jogador, representou, capitaneou e liderou as linhas defensivas com uma garra, força e energia que lhe granjeou a carinhosa alcunha, e marcou, desde os escalões de formação, o futebol e a seleção nacional, deixando o exemplo para gerações seguintes.

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa apresenta, com antiga amizade, as mais sentidas condolências à sua Família, amigos e ao Futebol Clube do Porto, que serviu e servia com grande profissionalismo e altruísmo.»

Publicação do Boavista FC:

Publicação do Vitória SC:

«O Vitória Sport Clube manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento de Jorge Costa aos 53 anos de idade. O antigo defesa central também foi treinador e exercia atualmente a função de Diretor de Futebol do FC Porto. Num brilhante percurso enquanto futebolista, Jorge Costa somou 50 internacionalizações pela Seleção Nacional A, somando mais 42 internacionalizações pelas camadas jovens, tendo conquistado o título mundial de sub-20.

Para além de um palmarés internacional que conta com uma Taça Intercontinental, uma Liga dos Campeões e uma Liga Europa, Jorge Costa venceu 8 campeonatos nacionais, 5 Taças de Portugal e 5 Supertaças Cândido de Oliveira.

Neste momento de profunda tristeza, o Vitória Sport Clube endereça sentidos pêsames à família e amigos, assim como ao FC Porto.»

Publicação do Comité Olímpico de Portugal:

«O Comité Olímpico de Portugal (COP) lamenta profundamente o súbito falecimento de Jorge Costa, diretor para o futebol do FC Porto, antigo futebolista do clube e internacional pelas Seleções de Portugal, e apresenta sentidas condolências à família e amigos, à Federação Portuguesa de Futebol, ao FC Porto e a todos os restantes clubes que representou.

Jorge Costa venceu oito campeonatos nacionais, cinco Taças de Portugal, oito Supertaças, uma Taça UEFA, uma Liga dos Campeões e uma Taça Intercontinental, foi internacional por 50 vezes entre 1992 e 2002, tendo sido campeão do mundo de sub-20 em 1991 e vice-campeão europeu de sub-21 em 1994. Jorge Costa deixa um legado de paixão e dedicação ao desporto merecedores do crédito e da admiração de companheiros de equipa e adversários.»

Publicação de Ricardo Quaresma:

Publicação do FC Famalicão:

Publicação do Sporting CP:

«O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu pesar pelo falecimento de Jorge Costa, director de futebol do FC Porto e antigo internacional português.

Aos familiares, amigos e a todos os que com ele partilharam a vida, o Sporting Clube de Portugal endereça as mais sentidas condolências, prestando homenagem à sua memória e ao seu contributo enquanto figura do FC Porto e do futebol português.»

Publicação do SC Braga:

«O SC Braga recebeu com profunda consternação a notícia do falecimento de Jorge Costa, figura histórica do futebol nacional e que na sua vasta carreira desportiva representou também as cores do nosso clube, como treinador principal e como treinador-adjunto.

Parte de forma prematura, aos 53 anos, um nome incontornável do desporto, que pontificou na chamada Geração de Ouro, tendo sido campeão mundial de sub-20 por Portugal e também capitão do FC Porto num ciclo histórico do clube, que coincidiu com conquistas internacionais da Liga dos Campeões, Taça UEFA e Taça Intercontinental. Concluída brilhante carreira enquanto jogador, foi no SC Braga que iniciou o percurso enquanto treinador, que teve continuidade em muitos outros projetos até ao regresso ao FC Porto, em 2024, para o cargo de diretor do futebol.

A terrível notícia do seu falecimento abala todo o edifício desportivo nacional, não podendo o SC Braga deixar de se associar à enorme dor partilhada pela sua família, pelos seus amigos e por toda a estrutura do FC Porto.»

Publicação do CF Os Belenenses:

Publicação da Académica - OAF:

Publicação do Leixões SC:

Publicação da Liga Portugal:

Publicação oficial de Futre:

Publicação do SL Benfica:

«O Sport Lisboa e Benfica lamenta profundamente o desaparecimento de Jorge Costa e endereça as suas mais sentidas condolências à sua família e ao FC Porto, que representou, sempre, com devoção e profissionalismo. Jorge Costa foi uma figura incontornável do futebol e do desporto nacional, primeiro como jogador, depois como treinador e, mais recentemente, como dirigente.

O futebol português está mais pobre. Que Jorge Costa possa descansar em paz e a sua memória possa inspirar gerações futuras.»

Publicação de Luís Montenegro:

Publicação do Estrela Amadora:

Publicação do SC Farense:

Mensagem de condolências da Federação Portuguesa de Futebol pela morte do antigo internacional:

«A Federação Portuguesa de Futebol lamenta, profundamente, a morte de Jorge Costa. Futebolista, treinador, dirigente, atual diretor do Futebol Profissional do FC Porto, Jorge Costa foi um dos jogadores mais marcantes de uma geração fundamental para a afirmação do Futebol Português. Referência carismática do FC Porto e da Seleção Nacional, foi Campeão Mundial de Sub-20, somou 118 internacionalizações, 50 das quais pelos AA, e representou o nosso País em Mundiais e Europeus.

Pelo FC Porto, o seu clube de sempre, no qual foi capitão, somou títulos nacionais e internacionais, e conquistou o estatuto de lenda. A sua morte deixa a Federação Portuguesa de Futebol e todo o Futebol Português em choque. Para a história, além do jogador, treinador e dirigente, ficará um homem de convicções, simples no trato e forte na personalidade.

À família e amigos de Jorge Costa, em particular ao Futebol Clube do Porto, a Federação Portuguesa de Futebol envia as mais sentidas condolências.»

Lihat jejak penerbit