Milan e Bologna venceram seus confrontos e são os primeiros semifinalistas da Coppa Italia | OneFootball

Milan e Bologna venceram seus confrontos e são os primeiros semifinalistas da Coppa Italia | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Calciopédia

Calciopédia

·5 Februari 2025

Milan e Bologna venceram seus confrontos e são os primeiros semifinalistas da Coppa Italia

Gambar artikel:Milan e Bologna venceram seus confrontos e são os primeiros semifinalistas da Coppa Italia

Na terça e na quarta, 4 e 5 de fevereiro, aconteceram os primeiros jogos das quartas de final da Coppa Italia. No duelo que deu início a esta etapa da competição, o Bologna surpreendeu a Atalanta em Bérgamo, contando com um gol solitário de Castro, seu mais decisivo jogador na temporada. No dia seguinte, o Milan não tomou conhecimento da Roma e venceu por 3 a 1, graças à aplicação da lei do ex por Abraham e da interação entre os estreantes Giménez e João Félix. Os outros semifinalistas serão definidos em três semanas, e saem dos confrontos entre Juventus e Empoli e Inter e Lazio. A seguir, confira as análises das partidas já realizadas.

Browser ini tidak didukung, silakan gunakan browser lain atau instal aplikasi

video-poster
Gambar artikel:Milan e Bologna venceram seus confrontos e são os primeiros semifinalistas da Coppa Italia

Abraham, com uma doppietta, acionou a lei do ex e deu início à vitória do Milan sobre a Roma (Getty)


Video OneFootball


Milan 3-1 Roma

Em San Siro, o Milan foi superior à Roma por pelo menos dois terços da partida e saiu de campo vitorioso. Apesar da tentativa de reação dos giallorossi depois do gol que inaugurou a peleja, os rossoneri souberam resistir e avançaram às semifinais da Coppa Italia, onde enfrentarão a Lazio ou a Inter – neste caso, chegaremos a cinco edições do Derby della Madonnina em 2024-25.

O Milan foi melhor na parte inicial do clássico e teve mais posse de bola. Aos 16 minutos, transformou a superioridade em bola na rede: Reijnders arriscou, Svilar rebateu para o lado e, na sobra, Hernandez levantou para Abraham, sozinho, acionar a lei do ex com uma cabeçada em diagonal.

A Roma tentou reagir nos minutos seguintes e cresceu bastante, jogando melhor do que o Milan até o intervalo. Porém, Shomurodov cabeceou mal na primeira boa chance que teve e, na segunda, num chute central, aos 23, Maignan quase ficou com as penas do frango nas mãos. Já na casa dos 31, Dybala bateu cruzado e o arqueiro cedeu escanteio.

O futebol, porém, premia quem coloca a bola na casinha. E o Milan, apesar de ter sido inferior naquele período do jogo, se aproveitou de um erro da Roma. Os rossoneri roubaram a posse da pelota, Hernandez avançou com liberdade e deixou na medida para Abraham ficar sozinho, cara a cara com Svilar. Assim, o atacante inglês anotou a sua doppietta graças a duas assistências do lateral-esquerdo francês.

Claudio Ranieri mexeu três vezes no intervalo – saíram Çelik, Paredes e Shomurodov; entraram Rensch, Pellegrini e Dovbyk. Mas foi o Milan que criou a primeira jogada de perigo, num corner: aos 49 minutos, a cabeçada de Walker tocou em Svilar e no travessão, gerando um novo escanteio. As alterações feitas pelo técnico giallorosso, entretanto, faziam sentido e a Roma diminuiu aos 54, numa jogada bem trabalhada, que chegou até Angeliño. O espanhol enfrentava dificuldades defensivas, mas se redimiu ao tentar o cruzamento e contar com a sorte. O seu levantamento foi amortecido em Walker e ficou na medida para a conclusão de Dovbyk, que estufou a rede.

Em seguida, Sérgio Conceição respondeu com trocas: sacou Pulisic e Abraham, que deixou o campo visivelmente insatisfeito, para promover as estreias de João Félix e Giménez. De cara, o mexicano encontrou seu quase homônimo Jiménez, mas o gol do espanhol foi anulado por impedimento.

Aos 72 minutos, enfim, o herdeiro da camisa 7 de Morata pode comemorar uma assistência válida. Giménez enxergou o também estreante João Félix bem posicionado e em condição legal, devido ao erro de leitura de Rensch, e só aguardou a cavadinha do lusitano terminar nas redes. A Roma até esboçou uma reação imediata, que acabou frustrada pela invalidação de um gol, e não voltou a incomodar Maignan.

Gambar artikel:Milan e Bologna venceram seus confrontos e são os primeiros semifinalistas da Coppa Italia

Castro precisou de poucos segundos para classificar o Bologna às semifinais da Coppa Italia após 26 anos (Arquivo/Bologna FC)

Atalanta 0-1 Bologna

Em Bérgamo, tivemos surpresa. Embora as expectativas fossem de um duelo equilibrado entre Atalanta e Bologna, a equipe da casa era considerada ampla favorita para avançar, não só por ter um elenco mais forte, mas também por ter hábito de disputar títulos atualmente – além de ter ganho a última Liga Europa, foi vice da Coppa Italia, em 2024. Porém, os emilianos frustraram os nerazzurri e voltaram às semifinais do mata-mata nacional depois de 26 anos de ausência.

O primeiro tempo no Gewiss Stadium não foi de grandes chances, já que o time de Vincenzo Italiano conseguiu conter a equipe treinada por Gian Piero Gasperini. A melhor oportunidade da Atalanta, já perto do intervalo, ocorreu numa investida do zagueiro Hien, que arriscou da meia-lua e mandou para fora.

Logo no início do segundo tempo, Skorupski salvou o Bologna. Aos 51 minutos, Djimsiti achou Bellanova na área e a escorada consciente do lateral só não terminou na rede porque o polonês voou para evitar o gol. Depois, apesar de um chute perigoso de Pobega, os rossoblù tiveram que continuar a confiar em seu arqueiro para resistirem – o capitão foi fundamental ante Cuadrado e o estreante Maldini. A resiliência se provou fundamental.

Aos 78 minutos, o camisa 9 Castro substituiu Dallinga e mudou a história do jogo com seus primeiros toques na bola. O argentino sofreu falta na intermediária e apareceu dentro da área para completar para as redes o levantamento de Lykogiannis, aproveitando a saída equivocada de Rui Patrício, escalado como titular devido à lesão de Carnesecchi. A Atalanta era mais perigosa, mas não conseguiu retomar o bom momento após o gol sofrido na casa dos 80 e, esmorecida, aceitou a derrota para o Bologna. Nas semifinais, o time emiliano encara o vencedor do duelo entre Juventus e Empoli.

Lihat jejak penerbit