Portal dos Dragões
·9 Juli 2025
Luna eSports: A equipa que une o FC Porto a Diogo Jota

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·9 Juli 2025
Na sequência da tragédia de quinta-feira, que resultou na morte de Diogo Jota e do seu irmão André Silva num acidente de viação em Zamora, Espanha, a conexão entre o internacional português e o FC Porto mantém-se viva através da FCP Luna eSports, a equipa dos azuis e brancos que compete de forma profissional no videojogo EA Sports FC, anteriormente conhecido como FIFA.
Diogo Jota, conhecido pela sua paixão pelos videojogos, era um dos embaixadores de eSports de renome a nível global e um dos primeiros futebolistas a participar em competições virtuais. Durante a pandemia de Covid-19, em 2020, alcançou o topo do ranking no FIFA 21 e fundou a Diogo Jota eSports, que mais tarde se fundiu com a Galaxy Racer, resultando na actual Luna Galaxy eSports, que geriu com o apoio do diretor-geral Armando Vale.
Com um histórico de títulos a nível nacional e internacional, e parcerias com clubes de todo o mundo, a sua ligação ao FC Porto, que representou na época 2016/17, por empréstimo do Atl. Madrid, foi consolidada em outubro de 2024, por iniciativa do próprio, que desejava associar-se aos dragões para participar na eLiga Portugal, a competição de futebol virtual da Liga Portugal.
Após a sua ligação com a SoccerSouleSports, equipa também criada por antigos jogadores do FC Porto, como João Costa (que voltará ao FC Porto), Jorge Fernandes e Luís Mata, o convite de Diogo Jota foi prontamente aceite pelos responsáveis do clube, dada a sua dimensão global e a ligação anterior ao clube do jogador que representava o Liverpool.
“O FC Porto possui uma história rica e de sucesso nos eSports e acreditamos que esta nova parceria nos permitirá crescer ainda mais. É sempre positivo unir os interesses do FC Porto a alguém tão especial como o Diogo, que já foi um atleta deste clube”, afirmou Tiago Gouveia, diretor de marketing, no anúncio da parceria.
Diogo Jota, por sua vez, expressou o “orgulho de associar a Luna Galaxy a um clube com a história do FC Porto”, que teve “a honra de representar como atleta”. “Este é o passo certo para o nosso projeto, pois nos associamos a um clube conhecido mundialmente pela sua ambição de vencer, uma ambição que também nos caracteriza”, disse.
Neste sábado e domingo, a Cidade do Futebol recebe a FPF Grande Final, que assinala o encerramento da época desportiva. A FCP Luna Sports será representada por cinco atletas: ‘RaquelTY’, com acesso direto ao torneio feminino, e ‘DiogoSilva’, ‘Peter16’, ‘DFernandes’ e ‘RastaArtur’, que se qualificaram no passado fim de semana, competindo ‘em luto’ poucos dias após o falecimento de Diogo Jota.
Adicionalmente, ‘DFernandes’ e ‘RastaArtur’, após o término dos seus contratos com outras equipas internacionais, uniram-se à Luna eSports e ao FC Porto para participar na competição em homenagem a Diogo Jota, após a sua saída de outros clubes a 30 de junho. Além do desejo de vencer, os atletas, que competirão com camisolas especiais, desejam honrar a memória do falecido jogador.
Nesta temporada, a FCP Luna eSports venceu a primeira fase da eLiga Portugal, qualificando-se para a fase final, que foi conquistada pela equipa do Boavista, venceu a Taça eLiga Feminina e foi vice-campeã da FPF Taça Masters, perdendo na final para a equipa do Benfica. Na FPF Grande Final, os atletas da equipa dos dragões competem individualmente.