MundoBola Flamengo
·2 April 2025
Libertadores: histórico do Deportivo Táchira contra times brasileiros

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·2 April 2025
Nesta quinta-feira (3), o Flamengo fará sua estreia na Copa Libertadores 2025 contra o Deportivo Táchira da Venezuela. Em San Cristóbal, o Rubro-Negro enfrentará adversário que não possui bom histórico contra brasileiros na competição.
Em apenas três ocasiões os venezuelanos levaram a melhor contra equipes brasileiras, todas, inclusive, foram dentro de casa. Em 1989, o Deportivo Táchira venceu o Internacional por 1 a 0 pelo segundo jogo da fase de grupos do torneio.
16 anos depois, o modesto Santo Sandré foi o segundo adversário a perder para a equipe aurinegra na Libertadores. Em 2021, o Internacional voltou a ser derrotado pelo Táchira: 2 a 1 de virada no estádio Pueblo Nuevo de San Cristóbal.
O último confronto do Táchira contra equipes brasileiras foi em 2022. Na ocasião, o Palmeiras foi superior na Venezuela goleando por 4 a 0 e em São Paulo venceu por 4 a 1. Confira todos os confrontos da equipe venezuelana contra brasileiros:
*Em negrito, as vitórias da equipe venezuelana
*28 partidas, 3 vitórias, 3 empates, 22 derrotas, 18 gols marcados e 74 gols sofridos
Caso tenha lido atentamente a lista acima, você percebeu que o Mais Querido já enfrentou o Táchira anteriormente na competição. Na Libertadores de 1991, o Rubro-Negro foi superior ao adversário nos dois confrontos pelas oitavas de final.
No primeiro jogo, realizado na Venezuela, o centroavante Gaúcho marcou um hat-trick, deixando a situação do Flamengo confortável até os 31 minutos do segundo tempo. O aurinegro marcou dois gols em menos de seis minutos e ainda seguia vivo para a segunda partida.
Todavia, enfrentar o Rubro-Negro no Maracanã é uma árdua tarefa para qualquer equipe e o Táchira provou isto. O Mais Querido venceu por 5 a 0, com gols de Marcelinho Carioca (2), Zinho, Gaúcho e Marquinhos e se classificou para as quartas de final com um 8 a 2 no agregado.