Deus me Dibre
·22 Februari 2025
Leonardo Jardim vê carências e ressalta: “investimento não é sinônimo de bons jogadores”

In partnership with
Yahoo sportsDeus me Dibre
·22 Februari 2025
O Cruzeiro está fora da final do Campeonato Mineiro. A Raposa empatou em 1 a 1 com o América neste sábado (17), no Independência, e foi eliminada na disputa por pênaltis. William e Marlon desperdiçaram suas cobranças, e o Coelho avançou à decisão. Após a partida, o técnico Leonardo Jardim concedeu entrevista coletiva e fez uma análise do confronto, abordando também questões como a competitividade da equipe e a situação de Matheus Pereira.
Para o treinador, o Cruzeiro apresentou um de seus melhores desempenhos no torneio, mas faltou eficácia para garantir a classificação.
“Sobre o jogo, não cumprimos nosso objetivo, em termos de passar à final. Dos três jogos, foi o que tivemos mais domínio e mais situação de gol. Tivemos 4 ou 5 situações de gols que poderíamos ter feito. O adversário foi mais eficaz, com alguns erros nossos. Neste Mineiro, sempre que jogamos contra a equipe da Série B ou da Série A, não conseguimos ganhar nenhum jogo. Temos que refletir, analisar bem o que queremos, para trabalhar, aproveitar esse mês para trabalhar dentro do campo e fora do campo. De forma a construir uma equipe competitiva que é o que todos pretendem, uma equipe que permita ter bons resultados.”
A falta de precisão nas finalizações foi, segundo Jardim, o fator determinante para a queda na competição.
“O preponderante foi a eficácia. O Cruzeiro, hoje, nos 90 minutos controlou o jogo, levou um gol, tivemos 4 ou 5 finalizações, situações fáceis. Mas o futebol é assim, fomos ineficazes na finalização. Se daquelas 4, fizessemos 2, não estaríamos a falar de um empate e sim de uma vitória. O adversário aproveitou a oportunidade que teve. Até nossos melhores batedores falharam.”
Uma das ausências mais sentidas no jogo foi a do meia Matheus Pereira. O treinador revelou que a não relação do jogador foi uma consequência da indefinição sobre sua situação no clube.
“Na quarta-feira, conversei com Matheus e ele me disse que sairia, que estava tudo resolvido. Com isso, preparamos o time com outras peças. Depois, a situação mudou, mas não era simples envolvê-lo no jogo. Vocês (jornalistas) sabem bem como isso funciona.”
Ainda assim, Jardim garantiu que o jogador segue nos planos e estará à disposição nas próximas partidas. “Matheus é um jogador importante para o elenco. Hoje, ficou de fora por questões externas, mas a partir de amanhã ele segue como nosso jogador e confiamos nele para a sequência da temporada.”
Questionado sobre a capacidade do elenco de competir em alto nível, Leonardo Jardim evitou falar sobre investimentos e preferiu ressaltar a necessidade de evolução coletiva.
“Eu não sou contabilista do clube, não sei o que o clube investiu. O importante é eum rentabilizar esse elenco. Ter uma performance mais alta. Não são os números que ganham jogos, são boas equipes, e é o que nós pretendemos, construir uma boa equipe.”
Para isso, o treinador pretende aproveitar o período sem jogos até o Brasileirão para realizar ajustes e elevar o nível de atuação do elenco.
“Quando acabou, falei com os jogadores e expliquei o que falei pra vocês. Em termos de performance, temos que passar pra outro nível. Temos que aproveitar a parada para trabalhar mais, corrigirmos erros, porque sofremos gols em quase todos os jogos e há muito trabalho para desenvolver. Não será magia, será por trabalho, por um acerto do elenco, mas temos que trabalhar juntos pra tornar o Cruzeiro competitivo, nosso objetivo.”
Jardim também foi questionado sobre o desempenho de jogadores que tiveram atuações abaixo do esperado, como William e Marlon, que perderam pênaltis na disputa decisiva.
“Esses jogadores, principalmente o William que tem jogado sempre, o Marlon que entrou, eles tem confiança. É trabalhar pra eles mostrarem o melhor futebol que eles mostraram no passado. Temos que mostrar diariamente. Nós queríamos todos ganhar agora. O futebol não vive do passado, vive do presente. Por isso queremos aumentar o nível do trabalho.”
O treinador também deixou claro que vê espaço para melhorias no grupo e já compartilhou sua avaliação com a diretoria: “Em relação ao elenco, com certeza podemos melhorar, a direção sabe minha opinião em algumas peças que possam faltar pra tornar a equipe competitiva. Vamos aproveitar a semana para corrigir algumas situações e progredirmos a outro nível.”
Apesar de possíveis mudanças, Jardim destacou que o trabalho interno também será essencial para recuperar atletas que vivem momentos de oscilação.
“Tudo que eu penso sobre a equipe, eu canalizo para as pessoas responsáveis. Eu não mando mensagem pela mídia. O clube sabe minha opinião sobre esse plantel. Existem jogadores que estão em sub-rendimento que podem fazer mais e melhor. Se melhorarmos esses jogadores, aumentarmos o nível de confiança, técnicos, acredito que alguns jogadores aqui, com essas mesmas situações de gol, poderiam ter finalizado melhor. Aproveitar pra equilibrar o elenco, porque existem um ou dois espaços que precisam de mais soluções.”
Com a eliminação no Campeonato Mineiro, o Cruzeiro agora tem como objetivo outras competições: o Campeonato Brasileiro, que começa no final do mês de março, além da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana. Jardim diz entender o investimento feito para que o clube voltasse a disputar títulos, mas deixa claro que é preciso melhorar:
“Com certeza que o clube já investiu pra esse ano, porque quer colocar a equipe em outro patamar. Esse mineiro não foi o que pretendíamos. Vamos ter tempo pra trabalhar, mas a direção sabe que podemos melhorar em alguns setores e trabalhar. Investimento ou não, não é sinônimo de bons jogadores.”