Última Divisão
·6 Agustus 2024
Leandro Vuaden se aposentou em 2023, mas foi a campo em 2024

In partnership with
Yahoo sportsÚltima Divisão
·6 Agustus 2024
O árbitro Leandro Vuaden se aposentou da função na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2023, no duelo Santos x Fortaleza que rebaixou o time paulista para a Série B. Imediatamente, tornou-se presidente da Ceaf-RS (Comissão Estadual de Árbitros de Futebol do Rio Grande do Sul).
Mesmo assim, voltou aos gramados no Brasileirão de 2024, em um compromisso ao qual pouca gente se atentou.
Aconteceu na partida São Paulo 1 x 0 Flamengo, em 3 de agosto, pela 21ª rodada do torneio. Particularmente fardado, com um uniforme diferente do vestido pela equipe de arbitragem escalada para jogo, Vuaden subiu ao gramado ao lado do filho, Felipe.
Leia também:
O ex-árbitro foi escalado para uma ação da CBF, em parceria com a Natura, para uma campanha sobre a paternidade. Segundo um estudo viabilizado pela empresa com apoio do Pacto Global da ONU no Brasil, metade dos garotos de 15 a 17 anos têm dúvidas se são amados pelos pais. Assim, coube a Vuaden, ao lado do filho, falar sobre a importância de demonstrações de amor, carinho e afeto por parte dos pais.
“Antes de começar o jogo, quero falar sobre uma regra – uma regra que precisa mudar no jogo da vida. De cada dez meninos, apenas cinco têm certeza que são amados pelo pai. Que jogo é esse que os homens estão jogando? A gente precisa mudar essa regra urgentemente. Porque quando um pai cuida, o mundo todo sente”, discursou Vuaden.
A ação foi criada por uma agência de publicidade e integra a campanha de Dia dos Pais da Natura, inspirada no estudo citado. A pesquisa em questão foi realizada na América Latina e revelou não apenas a incerteza da relação entre pais e filhos, como ainda apresentou outro dado preocupante: seis em cada dez meninos afirmaram conviver com poucos ou nenhum homem que seja uma referência positiva de masculinidade.