Kairat recoloca o Cazaquistão na fase principal da Champions após dez anos | OneFootball

Kairat recoloca o Cazaquistão na fase principal da Champions após dez anos | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·27 Agustus 2025

Kairat recoloca o Cazaquistão na fase principal da Champions após dez anos

Gambar artikel:Kairat recoloca o Cazaquistão na fase principal da Champions após dez anos

O Kairat, com certeza, é a maior surpresa da fase de grupos da UEFA Champions League desta temporada. O clube do Cazaquistão superou o Celtic, nesta terça-feira (26), e confirmou sua vaga entre as 36 equipes classificadas para a Fase de Liga da principal competição europeia de futebol.

Tricampeão cazaque, o Kairat é um clube tradicional de seu país e que vive, no século XXI, o período mais vencedor de sua história. Comandada por um multimilionário empresário local, a equipe de Almaty fará sua estreia nessa fase da Champions e, de quebra, recoloca o Cazaquistão nesse posto após dez anos.


Video OneFootball


Time do povo e do governo

"Kairat é um time do povo. Sempre foi assim e queremos revitalizá-lo". Foi isso o que Kairat Boranbayev disse em março de 2015, quando o clube sonhava em jogar a fase de grupos da Liga Europa. Naquela ocasião, o clube cazaque foi derrotado pelo Bordeaux na última partida antes de chegar à fase de grupos. Hoje, dez anos depois, eles estão na Champions.

A história do Kairat, porém, vem de muito antes. Fundado em 1954, quando o Cazaquistão ainda fazia parte da União Soviética, o clube foi uma espécie de golfinho até o fim da URSS, convivendo com acessos, rebaixamentos e pouco brilho. Mas as coisas mudaram quando a União Soviética ruiu.

A partir do momento em que o Cazaquistão se tornou um país independente, o clube de Almaty passou a alçar voos maiores. Nos primeiros anos, o Kairat foi tido como a equipe base para a seleção nacional, recebeu investimentos governamentais massivos, passou por processo de separação (e reunificação posteriormente) e conquistou taças.

Porém, quando o futuro parecia sorridente, obstáculos surgiram. A companhia ferroviária do Cazaquistão (Temir Zholy), grande patrocinadora da equipe alguns anos antes, deixou de ajudar financeiramente e teve participação no processo de falência do Kairat. Após ser rebaixado por conta das pendências econômicas, o clube se reergueu e, posteriormente, viveu seu maior período de conquistas na história.

Foi depois de 2010 que o clube conquistou nove de seus 16 troféus, sendo cinco copas nacionais, uma liga e três supercopas. E, de quebra, veio o maior feito na história do clube: a classificação à Fase de Liga da Liga dos Campeões, depois do terceiro título da Liga Cazaque.

Muito deste sucesso recente passa por Kairat Boranbayev, presidente e principal acionista do clube. Listado pela Forbes entre os 50 mais influentes empresários do país, o cartola também acelera o processo de modernização no clube, incluindo grandes obras no Estádio Central de Almaty, casa do Kairat.

A trajetória histórica na Champions

Foi na noite desta terça-feira (26) que o Kairat conquistou a vaga inédita na fase de grupos, hoje Fase de Liga, da Champions League. A última vez de um clube do Cazaquistão na fase principal da Liga dos Campeões havia sido naa temporada 15/16, com o Astana que terminou em último no grupo de Atlético de Madrid, Benfica e Galatasaray.

A equipe cazaque precisou superar quatro adversários na fase preliminar para garantir sua vaga entre as 36 equipes da Fase de Liga. A trajetória começou com uma classificação tranquila contra o Olimpija Ljubljana, da Eslovênia, após um empate fora e uma vitória em casa, mas quase ruiu na segunda eliminatória.

O Kairat, então, enfrentou o KuPS, e foi derrotado na Finlândia por 2 a 0. Em casa, diante de mais de 22 mil torcedores, o clube reverteu o placar com um imponente 3 a 0 e avançou. Na terceira fase, veio o Slovan Bratislava e, após uma vitória e uma derrota pelo placar mínimo, os cazaques avançaram na decisão pro pênaltis.

O último confronto antes da Fase de Liga reservou o maior desafio: o multicampeão escocês Celtic. Após um empate sem gols na Escócia, o Kairat repetiu o placar no Cazaquistão e precisou novamente dos pênaltis para avançar. Pela primeira vez na história, o Kairat é um clube de Liga dos Campeões.

Brasileiros, promessa do Chelsea e "cria" da base

Tem brasileiro em todo o canto do mundo... e no Cazaquistão não seria diferente. Élder Santana, Ricardinho, Edmilson Santos e João Paulo são os brasucas que defendem o Kairat. Mas eles não são os únicos que falam português no elenco: os portugueses Jorginho e Luís Mata fazem companhia.

Apesar de Jorginho ser um dos principais destaques, sendo o jogador que mais atuou na temporada e o vice-artilheiro da equipe, quem chama a atenção é Dastan Satpaev, goleador máximo do elenco. Com 12 gols marcados em 29 jogos, o atacante de 17 anos chama a atenção. Ele, inclusive, já está negociado com o Chelsea e viaja para Londres na próxima temporada.

E tudo isso sob o comando de Rafael Urazbakhtin. Cria das categorias de base do clube, lá na temporada 1998, o ex-atacante fez a maior parte de sua carreira como jogador no Cazaquistão e, ao se aposentar, passou pela seleção de base do país antes de voltar ao Kairat, agora na beirada do gramado.

Lihat jejak penerbit