João Pinheiro é árbitro de má memória para o Sporting. Eis os 8 erros mais graves | OneFootball

João Pinheiro é árbitro de má memória para o Sporting. Eis os 8 erros mais graves | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Leonino

Leonino

·10 Februari 2025

João Pinheiro é árbitro de má memória para o Sporting. Eis os 8 erros mais graves

Gambar artikel:João Pinheiro é árbitro de má memória para o Sporting. Eis os 8 erros mais graves

O trauma do Sporting em relação ao árbitro João Pinheiro passou a ter mais um capítulo na última sexta-feira, dia 7 de fevereiro, durante o Clássico com o Porto, decorrido no Estádio do Dragão e a contar para a 21.ª jornada do campeonato nacional.

O juiz da Associação de Futebol de Braga tem sido amplamente criticado pela grande penalidade que não assinalou depois de Geovany Quenda ter sofrido uma falta de Zé Pedro, dentro da grande área. Pinheiro não só mandou seguir, como terá recebido a mesma indicação por parte do videoárbitro. O lance, por ter acontecido já em cima dos descontos, podia ter evitado que o Sporting saísse do Norte com um empate (1-1).


Video OneFootball


As queixas do Sporting e dos seus adeptos aumentaram ainda mais quando, logo depois, João Pinheiro expulsou Matheus Reis. O defesa brasileiro viu o segundo amarelo por contestar a decisão anteriormente tomada, e o Sporting, que neste momento já se encontrava a jogar com menos um, ficou depois reduzido a nove jogadores, com Diomande a ser, também ele, enviado para os balneários mais cedo, por um desentendimento com Fábio Vieira.

Este último Clássico junta-se assim a uma lista de mais sete ocasiões em que o Sporting, também com João Pinheiro a, se sentiu prejudicado, situações essas que recordamos abaixo:

Sporting 2-3 Rio Ave (2019)

O emblema de Vila do Conde viu assinaladas três grandes penalidades a seu favor que converteram com sucesso. Coates foi ainda expulso, decisão que motivou várias críticas dos leões.

Sporting 1-1 Porto (2021)

João Pinheiro foi VAR no empate a um golo com os azuis e brancos, em Alvalade, para o campeonato. Nesse jogo, Coates foi agredido com um soco de Pepe, no queixo, mas nem o videoárbitro detetou o sucedido, com o central português a escapar sem punição deste gesto.

FC Porto 2-2 Sporting (2022)

O emblema de Alvalade vencia por 2-1 quando Coates viu o cartão vermelho. A desvantagem numérica acabou por ajudar os dragões a chegar ao empate e, no final, instalou-se a confusão no relvado.

Sporting 0-2 FC Porto (2023)

O Sporting perdeu a Taça da Liga e a final, diante dos dragões, ficou marcada por uma visível dualidade de critérios disciplinares. Esta, importa dizer, acabou por favorecer o clube do Norte.

Sporting 2-2 Benfica (2023)

O Sporting ganhava por 2-1, mas ao minuto 90+4' surgiu o golo do empate, ainda que Coates tenha sofrido uma falta, não assinalada, nesse mesmo lance.

Vitória SC 3-2 Sporting (2024)

O emblema vimaranense beneficiou de uma grande penalidade duvidosa que empatou o encontro, mesmo em cima do intervalo. A mesma foi até considerada pelo presidente do Sporting, Frederico Varandas, como a situação que "virou o jogo".

FC Porto 4-3 Sporting (2024)

Para a Supertaça, Marko Grujic deu um soco a Viktor Gyokeres e deixou mesmo o avançado sueco a sangrar do nariz. João Pinheiro não só não assinalou falta a favor do Sporting, como o fez a favor... do Porto. Tiago Martins, no VAR, não interviu na decisão. Ainda neste jogo, o terceiro golo dos dragões, apontado por Nico González, devia ter sido invalidado, dado que Martim Fernandes, em posição de fora de jogo, se movimentou com um impacto claro na capacidade de Geny Catamo poder tentar disputar a bola com Gonçalo Borges, que assistiria o médio espanhol.

Lihat jejak penerbit