Glorioso 1904
·8 Januari 2025
In partnership with
Yahoo sportsGlorioso 1904
·8 Januari 2025
O Observatório do Futebol, mas conhecido a nível mundial como CIES, é uma entidade especializada na elaboração de vários estudos e rankings relacionados com a performance global de vários clubes e dos inúmeros atletas a participar nas principais ligas europeias, No decorrer desta semana, o organismo divulgou dois estudos onde surge o nome de João Neves, um atleta muito bem conhecido do Benfica.
Na primeira classificação dada a conhecer, o CIES focou-se nos médios, uma vez mais a atuar nos principais campeonatos do continente europeu e que, contam pelo menos com 720 minutos em campo, têm melhor média de passes concretizados para trás da linha defensiva em 90 minutos de jogo. No ranking, é possível constatar o nome de João Neves, antigo médio do Benfica e atualmente a jogar no PSG.
O ex benfiquista surge na quinta posição do ranking, com uma média de 1,42 passes realizados com sucesso. À frente do português, camisola 87 do emblema parisiense, ficou o companheiro de equipa, Vitinha. O internacional português assegurou o segundo lugar do ranking, com uma média de 1,71 passes. Apenas ficou atrás do francês Michael Olise, do Bayern Munique (2,28). O pódio ficou fechado com o argentino Rodrigo de Paul, do Atlético Madrid (1,67).
No segundo estudo apresentado, o Observatório do Futebol restringiu-se apenas aos médios com idade igual ou inferir a 23 anos, o que acabou por beneficiar ainda mais o antigo camisola 87 do Clube da Luz. No segundo ranking divulgado, o médio português sobe a ao primeiro lugar, com os mesmos 1,42 passes bem sucedidos. A ex águia deixou para trás a concorrência do compatriota, Geovany Quenda (2º/1,39) e do médio espanhol, Gabri Martínez (3º/1,22).
Recorde-se, que o internacional luso e antigo craque do Benfica, chegou esta temporada ao PSG, onde tem sido uma das peças importantes das opções de Luís Enrique, registando exibições de luxo ao serviço dos franceses. No último domingo, 5 de Dezembro, conquistou a Supertaça francesa, o primeiro troféu como jogador do gigante gaulês.