Alemanha FC
·20 Februari 2025
Hamburgo e Kaiserslautern se enfrentam de olho na liderança da 2.Bundesliga

In partnership with
Yahoo sportsAlemanha FC
·20 Februari 2025
Por Guilherme Costa
A permanência do Hamburgo na segunda divisão alemã é bastante comentada desde o seu rebaixamento inédito, impulsionada pelas tentativas frustradas que os Dinos deixaram escapar por detalhes (geralmente derrotas contra equipe da parte de baixo da tabela, numa fase no qual a equipe precisava de pouco para conseguir voltar à elite). Porém, o recente inferno vivido pelos Red Devils é algo pouco comentado.
Campeão alemão em quatro oportunidades (sendo duas na era Bundesliga) o Kaiserslautern foi rebaixado para a segunda divisão na temporada 11/12, não retornando desde então. Entretanto, o inferno dos Red Devils (sim, eu gostei da ironia) não se resumiu à permanência na 2.Bundesliga, já que a tradicional equipe foi rebaixada para a terceira divisão em 17/18, voltando para a segunda divisão somente em 22/23, via playoffs contra o Dynamo Dresden.
Nas temporadas anteriores o rendimento foi razoável em 22/23 e ruim - a ponto de frequentar a zona de rebaixamento - em 23/24. Mas falando do presente, assim como o Magdeburg (outra tradicional equipe germânica que frequentou a terceira divisão, subiu, passou perrengue, mas que agora está "numa boa"), o K'lautern vem fazendo uma temporada firme, com onze vitórias, seis empates e cinco derrotas, estando atualmente na terceira colocação da tabela com 39 pontos. Desempenho que coloca o embate de amanhã, sexta-feira (21), ante o Hamburgo, que tem a mesma pontuação, como confronto direto pela ponta da tabela.
Já para o Kaiserslautern, o meio foi diferente para o mesmo fim do confronto válido pela 23ª rodada da 2.Bundesliga. Até a décima terceira rodada, os Red Devils não haviam superado a metade da tabela do campeonato; mas após a vitória contra o Eintracht Braunschweig (e muito pelo equilíbrio na disputa pelo acesso à Bundesliga) o clube conseguiu chegar a terceira colocação do campeonato. Desde então o time seguiu no "bolo" das equipes que lutam pelo acesso à Bundesliga, não perdendo também neste ano de 2025, vencendo quatro dos últimos cinco jogos (incluindo uma vitória, fora de casa, por 4 a 2 contra o seu rival Greuther Furth).
O Kaiserslautern teve o difícil desafio de receber o Hannover, outra equipe que briga pelo acesso, não saindo do zero na Fritz-Walter-Stadion, ao passo que o Hamburgo perdeu uma grande oportunidade de ultrapassar o Colônia (atual líder do campeonato) ao empatar com o lanterna Jahn Regensburg fora de casa (o tipo de revés que ecoa fracassos nos torcedores do HSV).
"As
arquibancadas estarão lotadas e cheias de barulho na sexta-feira, o que deve ajudar"
Declarou Polzin em entrevista coletiva.
E entre as diferenças de percursos que ligam (em muito) os dois gigantes alemães, o confronto de amanhã é um grande passo para o tão sonhado e esperado retorno à Bundesliga.