Jogada10
·19 Agustus 2025
Gregore, ex-Botafogo, é o jogador mais faltoso do Brasileirão-2025

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·19 Agustus 2025
Engana-se quem acredita que os jogadores da linha de defesa são os grandes responsáveis pelo anti-jogo numa partida de futebol. Afinal, um levantamento inédito do “Bolavip Brasil” correu atrás para descobrir quais são os dez jogadores mais faltosos do Campeonato Brasileiro na última década. E descobriu que o pódio é ocupado apenas por nomes que atuam no meio de campo ou no ataque: o volante Gregore, ex-Botafogo, foi quem cometeu mais faltas na Série A entre 2016 e 2025. Logo atrás dele, estão o meia Zé Rafael, do Santos, e o atacante Bruno Henrique, do Flamengo.
O estudo contou com a ajuda da plataforma de estatísticas Opta para chegar aos números. Eles, assim, revelam que a fama de faltosos de jogadores de defesa não passa de mito. Cinco dos dez jogadores mais faltosos do Brasileirão são zagueiros ou laterais. Os outros cinco, atacantes ou meias. Os números foram atualizados pela última vez no dia 17 de agosto.
Além do trio nas primeiras colocações, surpreendeu a presença de outros dois jogadores com características mais ofensivas em campo: o meia Lucas Lima e o atacante Pablo, coincidentemente, ambos atletas do Sport Recife.
O jogador defensivo mais faltoso do Campeonato Brasileiro é Reinaldo, do Mirassol. O lateral-esquerdo anotou 362 faltas no período considerado no levantamento, mais de 100 faltas a menos que o líder no quesito: Gregore cometeu 477 faltas até se transferir para o Al-Rayyan, do Catar. As últimas pelo Botafogo, clube que defendeu entre fevereiro de 2024 e julho de 2025.
Entre os dez jogadores mais faltosos do Campeonato Brasileiro em números absolutos, apenas dois estão entre os mais faltosos na média de infrações cometidas por partida disputada. O destaque maior é de Gregore, que lidera no número absoluto e é também o segundo mais faltoso na média por jogo.
Thiago Santos, do Fluminense, sétimo jogador mais faltoso do Campeonato Brasileiro, é também o sétimo mais faltoso do Brasileirão na média por partida.
1 – Gregore (Al-Rayyan, do Catar) – 477 faltas cometidas 2 – Zé Rafael (Santos) – 472 faltas cometidas 3 – Bruno Henrique (Flamengo) – 390 faltas cometidas 4 – Reinaldo (Mirassol) – 362 faltas cometidas 5 – Pablo (Sport Recife) – 354 faltas cometidas 6 – Samuel Xavier (Fluminense) – 346 faltas cometidas 7 – Thiago Santos (Fluminense) – 341 faltas cometidas 8 – Juninho Capixaba (RB Bragantino) – 333 faltas cometidas 9 – Bruno Pacheco (Fortaleza) – 330 faltas cometidas 10 – Lucas Lima (Sport Recife) – 330 faltas cometidas