Fora da Copa do Brasil, Corinthians pode repetir feito negativo que não ocorre desde 1990 | OneFootball

Fora da Copa do Brasil, Corinthians pode repetir feito negativo que não ocorre desde 1990 | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·1 November 2024

Fora da Copa do Brasil, Corinthians pode repetir feito negativo que não ocorre desde 1990

Gambar artikel:Fora da Copa do Brasil, Corinthians pode repetir feito negativo que não ocorre desde 1990
  1. Por Daniel Keppler / Redação da Central do Timão

Na noite desta quinta-feira, 31, o Corinthians foi ao El Cilindro, em Buenos Aires, para enfrentar o Racing pelo jogo de volta da semifinal da Copa Sul-Americana. Após um excelente início, onde chegou a abrir o placar com Yuri Alberto, o Alvinegro deixou o jogo escapar em dois gols do Racing provocados por erros corinthianos e saiu derrotado por 2 x 1, perdendo a vaga na final do torneio continental.

Junto com a eliminação na Sul-Americana, veio outra certeza: a de que o time do Parque São Jorge está, também, fora da Copa do Brasil de 2025. O título da competição continental era a última chance que o time tinha de se classificar ao torneio nacional. Com isso, o Corinthians fica muito próximo de repetir um “feito” que não ocorre desde 1990, ou seja, há 34 anos: disputar apenas duas competições oficiais em uma temporada.


Video OneFootball


Gambar artikel:Fora da Copa do Brasil, Corinthians pode repetir feito negativo que não ocorre desde 1990

Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Naquele ano, o time teve um calendário composto apenas pelo Campeonato Paulista e pelo Campeonato Brasileiro. Isso ocorreu pois, na época, a Copa do Brasil dava apenas duas vagas a times paulistas, para campeão e vice estadual (Palmeiras e São José), e a Copa Libertadores era reservada aos campeões do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil (Vasco e Grêmio).

Desde então, ou seja, a partir de 1991, o time sempre teve ao menos três competições oficiais para disputar na temporada. Em 26 destas temporadas, o Corinthians representou o Brasil em ao menos um torneio internacional: Copa Conmebol, Copa Mercosul, Copa Sul-Americana, Copa Libertadores, Recopa Sul-Americana ou Mundial de Clubes da FIFA.

Nas oito temporadas restantes (1992, 1993, 1997, 2002, 2004, 2008, 2009 e 2014), o time pôde disputar a Copa do Brasil sete vezes. A exceção fica por conta de 1993, quando o “terceiro torneio” do ano foi o Rio-São Paulo, que voltaria naquele ano após 27 anos de inatividade.

Mesmo jogando apenas duas competições, a temporada 1990 foi cheia para o Corinthians. Isso pois o Paulistão contava com 24 equipes e foi disputado em três antes, antes da grande final. O Timão acabou em terceiro lugar, após disputar 35 partidas, com 16 vitórias, 18 empates e somente uma derrota. Já no Brasileirão, foram mais 25 jogos, culminando no inédito título nacional para a equipe, após vitória na decisão sobre o São Paulo.

Com isso, o time atuou 60 vezes em jogos oficiais no ano de 1990, um número acima do que poderá atuar em 2025 caso a situação de ter apenas Paulista e Brasileiro no calendário se repita. Afinal, nos formatos atuais, os torneios somados podem render entre 50 e 54, dependendo do desempenho no estadual.

Ainda há, porém, uma chance de evitar esse cenário: classificar-se para a Copa Sul-Americana de 2025 via Campeonato Brasileiro. Para tanto, o Corinthians precisa fechar o torneio nacional entre pelo menos em 13º lugar, ou 14º caso o Cruzeiro vença a competição continental neste ano, na final contra o Racing-ARG. Atualmente, o Corinthians ocupa o 16º lugar no Brasileirão, um ponto atrás do “G-13”.

Veja Mais:

Clique AQUI para acessar a KTO, faça seu cadastro e ganhe 20% de bônus no primeiro depósito! Use o cupom da Central do TimãoCDT1910. Aposte com responsabilidade | Site +18

Além do promocode, qualquer usuário da KTO tem direito à primeira aposta sem risco, de até R$ 200. Exemplo: mesmo que a primeira aposta do usuário seja perdida, o valor dela, em até R$ 200, retorna como bônus para a conta.

Gambar artikel:Fora da Copa do Brasil, Corinthians pode repetir feito negativo que não ocorre desde 1990
Lihat jejak penerbit