MundoBola Flamengo
·11 Juli 2025
Flamengo resiste à Nova Liga e sustenta independência nos direitos de TV

In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·11 Juli 2025
O Flamengo se mantém resistente quando ao acordo da Nova Liga, que une a Liga Forte e a Libra na criação de um novo Campeonato Brasileiro.
O clube é um dos únicos três que não concordam com os termos, exatamente os times de maiores torcidas e que, consequentemente, geram mais audiência.
Isso porque o documento vale como um pré-acordo de negociação dos direitos de TV e marketing dos clubes a competição. A prioridade é a parte comercial da formação da liga organizadora do Brasileiro.
De acordo com o Uol, o MOU (Memorando de Entendimento) já está entre os clubes brasileiros, mas Flamengo, Corinthians e Palmeiras não assinam o pré-acordo.
O Rubro-Negro estaria questionando a inclusão da parte comercial, assim como o Corinthians. O Palmeiras, por sua vez, não enxerga união efetiva dos clubes brasileiros.
O documento lista Acordo de cooperação para criar a Nova Liga, Definição de compromisso de negociação conjunto de direitos de TV e Criação de comitê para organizar Liga.
A ideia é fazer a liga em seis meses. Mas, primeiro, eles tentam negociar os direitos de TV conjuntamente, de 2030 a 2039.
O Flamengo, por sua vez, segue lutando pela sua independência, entendendo, logicamente, que o time que gera mais audiência não deveria ganhar o mesmo que os demais.
O pré-acordo prevê o impedimento dos clubes de negociar paralelamente os seus direitos, mais um motivo para fazer com que o Flamengo torça o nariz para o documento.
Além de direitos de TV, outras 13 propriedades são cedidas a Nova Liga na negociação conjunta, como naming rights do Campeonato Brasileiro - que atualmente é Betano - games fantasy, como Cartola e afins, além de vídeo-games, como EA FC e Pro Evolution Soccer. 85% da receita vai para a Série A, enquanto a Série B fica com 15%.