Flamengo e Corinthians ‘batem de frente’ com 38 clubes e travam criação de Liga | OneFootball

Flamengo e Corinthians ‘batem de frente’ com 38 clubes e travam criação de Liga | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Coluna do Fla

Coluna do Fla

·5 Juli 2025

Flamengo e Corinthians ‘batem de frente’ com 38 clubes e travam criação de Liga

Gambar artikel:Flamengo e Corinthians ‘batem de frente’ com 38 clubes e travam criação de Liga

Flamengo e Corinthians não concordaram com o Memorando de Entendimento da Liga


Havia a expectativa para a criação da Liga Brasileira de Futebol nos próximos dias. Porém, Flamengo e Corinthians travaram o avanço. Os clubes de maior torcida do Brasil não concordaram com o Memorando de Entendimento (MOU) elaborado e não estão de acordo com o pensamento dos outros 38 times que estão no projeto.

Em resumo, o MOU traz dois pontos: o primeiro passo para estruturar a governança da Liga em até seis meses; e a cessão de ativos dos clubes de forma obrigatória de 2030 a 2039. Assim sendo, o Memorando prevê que os times entregariam para a Liga as negociações dos direitos de TV, placas e exploração das redes sociais durante os jogos, pontos que contaram com discordância de Flamengo e Corinthians.


Video OneFootball


A Liga elaborou esboço de como seria a divisão do dinheiro (percentuais igualitários, por audiência e por posição na tabela). No entanto, o Flamengo enxerga que perderia dinheiro dessa maneira. Além disso, o Rubro-Negro alega que deixará de ganhar R$ 100 milhões com o novo contrato da Libra/Globo.

O QUE FLAMENGO E CORINTHIANS DESEJAM?

Flamengo e Corinthians querem, em um primeiro momento, discutir a criação da Liga, como campeonato, arbitragem e gramado. Após isso, aí sim a dupla quer abordar temas comerciais. Os times têm a ‘carta na manga’ de contarem atualmente com as maiores receitas de TV e comerciais do futebol brasileiro. A informação da ‘trava’ da Liga é do portal ‘UOL’.

COMO SERIA A LIGA?

Com a Liga saindo do papel, o Brasileirão 2026 ainda será gerido pela CBF. Porém, a partir de 2027, 40 clubes das Séries A e B do futebol brasileiro darão o ‘pontapé inicial’ no ‘novo Brasileirão’. A Liga também será responsável pela arbitragem, alvo de tantas críticas atualmente.

Inicialmente, a ideia é que a CBF auxilie neste quesito, mas o objetivo é que os clubes se tornem independentes no futuro. Há plano de criação de um fundo para investir nos juízes, tanto em tecnologia quanto em pessoal. Já o calendário do futebol também é um dos pontos, passando pela redução dos estaduais.

Lihat jejak penerbit