MundoBola Flamengo
·2 Februari 2025
In partnership with
Yahoo sportsMundoBola Flamengo
·2 Februari 2025
A decisão da Supercopa do Brasil de 2025 vai opor Flamengo e Botafogo neste domingo (2), na primeira vez que os dois times se encontram na competição em toda a história. Enquanto o Rubro-Negro já a conquistou duas vezes e é o único time do futebol brasileiro a ter duas taças do torneio, o Alvinegro ainda busca o título pela primeira vez.
Apesar do largo histórico de rivalidade entre os dois times, é apenas a primeira vez em 33 anos que Flamengo e Botafogo vão decidir um título a nível nacional. Isso não acontece desde a final do Campeonato Brasileiro de 1992, que terminou com final feliz para o Rubro-Negro.
Na ocasião, a final do torneio nacional seria decidida em dois jogos. Por ter melhor campanha, o Botafogo jogaria por dois empates, enquanto o Flamengo precisava ser superior no saldo combinado para ficar com a taça. Os dois duelos foram disputados no Maracanã.
No entanto, o primeiro jogo praticamente selou o destino da taça. Com gols de Júnior, Nélio e Gaúcho, o Mais Querido venceu por 3 a 0 e levou uma vantagem considerável para a segunda partida. No duelo derradeiro, o Flamengo ainda abriu 2 a 0, com tentos de Júnior e Júlio César, mas levou o empate. Mesmo assim, assegurou o pentacampeonato. Pichetti e Valdeir foram às redes pelo Botafogo.
De lá para cá, no entanto, os times não voltaram mais a decidir um torneio nacional entre si. Excluindo os turnos do Estadual, as duas equipes só protagonizaram decisões de Campeonatos Cariocas — e em quatro anos consecutivos: 2007, 2008, 2009 e 2010.
Dessas quatro finais, o retrospecto é amplamente positivo para o Flamengo, que venceu as três primeiras. Na última, o Botafogo conseguiu impedir o tetracampeonato consecutivo do Rubro-Negro no Estadual. Aquela final de 2010, inclusive, é a última disputada entre os dois times até hoje.
Flamengo e Botafogo se enfrentam pelo título da Supercopa do Brasil neste domingo, a partir das 16h (horário de Brasília), no estádio Mangueirão, em Belém.