Jogada10
·22 Mei 2025
Finanças da empresa de John Textor influenciaram na desistência do Botafogo por Wendel

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·22 Mei 2025
O Botafogo anunciou, na última quarta-feira (21), que desistiu da contratação de Wendel. Para justificar o cancelamento do negócio, o Alvinegro citou questões geopolíticas. Porém, a situação financeira da empresa de John Textor, dono da SAF do clube, influenciou na decisão.
A Eagle Football, afinal, enfrenta dificuldades financeiras, principalmente por causa do Lyon, seu clube na França. O time precisa garantir 100 milhões de euros ao DNCG até o fim da temporada, sob risco de punições como transferban ou até rebaixamento. O Eagle Football Club, uma das empresas do grupo, registrou prejuízo de 117 milhões de euros em relatória da temporada 2024/25, quase o dobro do ano anterior.
Como os clubes da empresa operam em “caixa único”, internamente, havia resistência de alguns diretores – que não têm envolvimento direto com o Botafogo – a gastar 20 milhões de euros em Wendel, visto como pouco lucrativo. O clube brasileiro, de forma geral, porém, acreditava no potencial do jogador. As informações são do portal “ge”.
O Botafogo ainda não havia concluído o pagamento das parcelas pela contratação de Artur. Já o Zenit quitou integralmente o valor pela compra de Luiz Henrique, cuja maior parte foi direcionada ao Lyon para apoiar financeiramente o clube francês.
Alegando entraves burocráticos para transferir o valor ao Zenit, o Alvinegro viu a possibilidade de cancelar a negociação. Com isso, a Eagle Football terá um alívio financeiro. Ainda de acordo com o ge, o Botafogo nega que o motivo tenha sido financeiro.
Wendel aguardava o anúncio oficial do Botafogo – Foto: Divulgação/FC Zenit
O jogador Wendel comentou sobre a decisão do Botafogo de desistir de sua contratação, que estava encaminhada com vínculo até 2029, conforme acordo firmado entre as partes em janeiro. Em nota oficial, o volante demonstrou surpresa com o desfecho da negociação.
“Fui surpreendido com a rescisão do contrato já firmado com o Botafogo. Já estava estruturando minha vida no Rio de Janeiro e focado para este segundo semestre. Tenho grandes ambições na carreira e acreditei no projeto do Botafogo. Entretanto, não tenho qualquer participação neste movimento do clube em desfazer o negócio. Deixo isso bem claro para a torcida alvinegra e fiquei também surpreso, pois sempre cumpri meus contratos por onde passei. Agora seguirei minha carreira buscando crescimento constante e com o objetivo de disputar grandes campeonatos e um dia vestir a camisa da Seleção Brasileira, que é meu sonho”, disse Wendel.