Zerozero
·31 Juli 2025
FC Porto reage à sentença da Operação Pretoriano: «Liberdade associativa jamais pode ser condicionada»

In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·31 Juli 2025
O FC Porto reagiu, esta quinta-feira, à sentença da Operação Pretoriano, que condenou os atos de violência ocorridos na Assembleia Geral do clube, realizada a 13 de novembro de 2023.
Em comunicado oficial, os dragões afirmam que ficou provada «a existência de um plano previamente delineado para condicionar a liberdade associativa», algo que consideram «jamais aceitável».
A decisão judicial agora conhecida dá razão a várias denúncias de agressões e intimidações a sócios durante a polémica reunião magna, marcada por tensão e confrontos físicos. A direção do clube sublinhou que é seu dever assegurar aos seus sócios «as condições para que todos possam ter voz e participar livre e esclarecidamente na sua vida associativa».
A Assembleia Geral de novembro foi uma das mais controversas da história recente do FC Porto, tendo decorrido num contexto de grande contestação interna, isto antes das eleições que ditaram a chegada de André Villas-Boas ao cargo de presidente.
Recorde-se que, na sentença lida esta quinta-feira, Fernando Madureira - conhecido no meio futebolístico como Macaco - foi condenado a três anos e nove meses de prisão efeitva.
Dos 12 arguidos presentes no Tribunal Criminal de São João Novo, Porto, apenas Fernando Saúl e José Dias foram absolvidos. A esposa de Madureira foi igualmente condenada a dois anos e oito meses, no caso de pena suspensa.
«O FC Porto regista a decisão judicial que foi hoje proferida na Operação Pretoriano, que condenou os atos de violência perpetrados contra sócios do Clube na Assembleia Geral realizada no dia 13 de novembro de 2023.
Nos termos da mesma, resultou provada a existência de um plano previamente delineado para condicionar a liberdade associativa, o que jamais pode ser aceite pelo FC Porto.
É dever do FC Porto assegurar aos seus sócios as condições para que todos possam ter voz e participar livre e esclarecidamente na sua vida associativa.»
Langsung