Ex-diretor jurídico do Corinthians explica legitimidade de impeachment contra Augusto Melo | OneFootball

Ex-diretor jurídico do Corinthians explica legitimidade de impeachment contra Augusto Melo | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·2 Mei 2025

Ex-diretor jurídico do Corinthians explica legitimidade de impeachment contra Augusto Melo

Gambar artikel:Ex-diretor jurídico do Corinthians explica legitimidade de impeachment contra Augusto Melo
  1. Por Daniel Keppler / Redação da Central do Timão

Os bastidores do Corinthians seguem movimentados, após as contas de 2024 do clube serem rejeitadas e o inquérito do caso VaideBet se aproximar da conclusão, com a possibilidade de haver indiciamento de dirigentes do clube. Em meio às indefinições, uma dúvida permanece: era obrigatório aguardar o fim destas investigações para que o processo de impeachment contra o presidente Augusto Melo tramitasse?

Segundo Leonardo Pantaleão, ex-diretor jurídico da atual gestão e presidente da Comissão de Justiça do Conselho Deliberativo (CD) corinthiano, não. O advogado e conselheiro trienal eleito em 2024 concedeu entrevista ao podcast Deu Zebra Cast, onde em pouco mais de uma hora e meia falou sobre esse e diversos outros assuntos envolvendo o Alvinegro.


Video OneFootball


Gambar artikel:Ex-diretor jurídico do Corinthians explica legitimidade de impeachment contra Augusto Melo

Foto: Reprodução/YouTube

“É muito importante (isso), é uma coisa que precisa deixar claro, eu vejo muita confusão a respeito disso. Veja, o Conselho (Deliberativo) marcou uma reunião de impeachment, mas diziam que tem que esperar o inquérito. Não! Tem que esperar o inquérito por quê? Uma coisa é infração administrativa, outra coisa é inquérito policial. O Conselho não tá amarrado a inquérito policial.”

Pantaleão explicou que, para que um processo de impeachment seja aberto no Corinthians, basta que seja configurada a infração a algum dos requisitos internos do estatuto, independentemente da prática de algum crime correlato a essa infração administrativa. O possível crime, na verdade, só pioraria a situação, segundo ele.

O advogado pondera, ainda, que a suspensão da reunião do CD, que já aprovou a admissibilidade do pedido, e sua não remarcação até agora, pode ter relação com um possível uso de desinformação no sentido de que um processo de impeachment sem crime seria ilegítimo.

“Como houve ali uma utilização, talvez, de uma desinformação intencional, vamos dizer assim, pra poder criar aquela comoção toda e tudo mais, no sentido de ‘olha, precisa esperar o inquérito’, pelo que a gente pôde perceber, o Romeu Tuma Jr (presidente do CD) entendeu e decidiu aguardar, suspendeu aquela reunião. Pois ela está suspensa, não encerrada, pra que eventualmente depois seja retomada após o inquérito policial.”

Durante esta sexta-feira, 2, a Central do Timão irá repercutir outras declarações de Leonardo Pantaleão ao podcast, incluindo manifestações sobre o caso VaideBet, sua passagem pelo jurídico corinthiano e as contas rejeitadas.

Veja mais:

Lihat jejak penerbit