“Eustáquio encarna bem o papel de jogador ‘à Porto’, respeita esse historial” | OneFootball

“Eustáquio encarna bem o papel de jogador ‘à Porto’, respeita esse historial” | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·6 Januari 2025

“Eustáquio encarna bem o papel de jogador ‘à Porto’, respeita esse historial”

Gambar artikel:“Eustáquio encarna bem o papel de jogador ‘à Porto’, respeita esse historial”

O olheiro do Vancouver Whitecaps analisa a evolução do médio, que desempenhou um papel crucial na conquista da Taça da Liga na temporada 2022/23. O internacional canadiano tem-se revelado um verdadeiro talismã para os dragões na Taça da Liga, pois sempre que ele marcou, a equipa azul e branca saiu vitoriosa. Nesta temporada, ele fez um golo contra o Moreirense, contribuindo para a caminhada até às “meias-finais”.

O seu protagonismo, que atravessa o Atlântico, tem chamado a atenção de Kevin Antunes, olheiro do Vancouver Whitecaps, da Major League Soccer. “A evolução dele tem sido constante. É um jogador muito cerebral e um profissional exemplar. O que tem alcançado é natural. Falo por conhecer a pessoa e o jogador, a sua exigência, a sua concentração e a sua entrega. Nunca abrandará. Daí a sua evolução contínua, mesmo no contexto do FC Porto. Ele representa bem o papel de jogador ‘à Porto’, respeitando essa história e mantendo-se uma peça fundamental”, salienta em O JOGO, ciente da influência que Eustáquio tem no grupo e da liderança que ele proporciona. “Em todos os aspectos do jogo: marca, entrega e carácter. Ele é responsável em todas as funções e, taticamente, responde de forma muito competente, proporcionando equilíbrio ao meio-campo”, acrescenta.


Video OneFootball


Kevin Antunes é um canadiano de ascendência portuguesa, uma figura do futebol e alguém que tem uma relação muito próxima com a família Eustáquio, uma vez que jogou com o irmão de Stephen, Mauro. O contacto com o atual internacional canadiano começou quando ele jogava na equipa de sub-17 do Leiria e foi-se estreitando com o tempo, o que lhe proporciona uma visão bem fundamentada sobre um jogador que em 2025 começou a destacar-se no meio-campo do FC Porto, mesmo em relação a Alan Varela. “Ele tem sido uma referência do futebol canadiano nos últimos anos e deixou a sua marca na evolução que a seleção alcançou antes do Mundial do Catar. O selecionador da época conseguiu convencê-lo, uma vez que antes jogava pelos sub-21 de Portugal. Ele fez parte dessa mudança de geração e, agora, todos reconhecemos uma seleção mais respeitada, capaz de competir com as melhores equipas do mundo. É um dos capitães, um líder na seleção e uma peça fundamental do FC Porto”, destaca o olheiro do Vancouver Whitecaps, de 37 anos, sublinhando as qualidades que lhe têm conferido uma maior influência. “Dentro das limitações que tem, ele consegue ocultá-las e ser importante, devido à sua inteligência e à sua capacidade de jogar dentro dos seus limites. Ele dá o seu melhor em prol da equipa”, afirma.

De acordo com Kevin Antunes, a influência de Eustáquio reside no facto de ser “um profissional de topo, que transmite a mensagem do treinador para o campo”. “Conheço a sua carreira desde o início e todos os treinadores sempre o valorizaram e quiseram tê-lo nas suas equipas. Sentem que ele é a sua voz em campo, nas suas ações, naquilo que acrescenta ao jogo e na forma como contagia os colegas. É um dos jogadores que melhor representa o que o treinador pede”, elogia Kevin Antunes, reconhecendo a crescente importância do médio para Vítor Bruno.

Lihat jejak penerbit