
Gazeta Esportiva.com
·20 Juni 2025
Em meio a um primeiro semestre conturbado, Arboleda segue como pilar defensivo do São Paulo

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·20 Juni 2025
O São Paulo teve um primeiro semestre de temporada conturbado em 2025 que terminou com a saída do técnico Luis Zubeldía. Mesmo assim, Robert Arboleda, titular absoluto na linha de zaga, segue como um pilar defensivo da equipe.
O sistema defensivo foi um dos problemas do Tricolor sob o comando de Zubeldía nos primeiros seis meses do ano. Ao lado do goleiro Rafael, o zagueiro equatoriano de 33 anos permanece entre os principais jogadores do setor.
Robert Arboleda entrou em campo 24 vezes nos primeiros seis meses da temporada e foi titular em 23 oportunidades. Foram 12 partidas pelo Campeonato Paulista, sete no Campeonato Brasileiro, quatro na Copa Libertadores e uma na Copa do Brasil. O zagueiro ainda marcou dois gols no ano.
O equatoriano entrou na seleção dos melhores jogadores do Paulistão, junto com o meia-atacante Lucas Moura.
No Brasileirão, segundo dados do Sofascore, Arboleda tem médias de 1,3 interceptação, um desarme, 2,6 recuperações de bola, seis cortes e apenas 0,3 drible sofrido por partida. Além disso, o equatoriano tem média de 89% de passes certos e um gol marcado.
O São Paulo tem a 11ª melhor defesa do Campeonato Brasileiro, com 14 gols sofridos, e saiu de campo sem ser vazado apenas três vezes.
Entre os meses de abril e maio, Robert Arboleda desfalcou o Tricolor em sete jogos por conta de uma sobrecarga muscular na coxa esquerda. Nesse período, Alan Franco, Ruan Tressoldi e Sabino formaram a dupla de zaga da equipe.
Arboleda e o restante do elenco do São Paulo estão de férias por conta da pausa para a disputa do Mundial de Clubes. Os jogadores se reapresentam no dia 26 de junho, no CT da Barra Funda, e iniciam a preparação para o restante do Campeonato Brasileiro e as oitavas de final da Copa do Brasil e da Copa Libertadores.