Glorioso 1904
·5 Mei 2025
Em jogo de loucos, Benfica verga Sporting e assume liderança isolada do Campeonato

In partnership with
Yahoo sportsGlorioso 1904
·5 Mei 2025
A equipa de iniciados do Benfica foi a jogo com o Sporting, esta segunda-feira, 5 de maio, para discutir a jornada 13 da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional. Os encarnados acabaram por vencer, por quatro bolas a três. Martim Gomes (20', 39' e 87') e Francisco Wang (70') foram os autores dos golos do Glorioso.
Para este duelo, João Rodrigues apostou em Luiz Guedes, Guilherme Leal, Afonso Baldé, Benjamim Semedo, Tomás Pedrosa, Francisco Wang, Guilherme Castro, Gonçalo Fernandes, Rúben Marques, Martim Gomes, Simão Lopes de início. Já o Sporting alinhou com Afonso Guerra, Reisson Batista, Samuel Tavares, Eliabe Alves, Martim Baptista, Diego Farinha, Dinis Santos, Victor Bastianele, Yanick Filipe, Martim Ribeiro, Leonardo Damião.
Vindos de uma goleada na última jornada frente ao Porto, o Benfica entrou em campo com a missão de continuar o bom trabalho. Nesse sentido, a turma de João Rodrigues acabou por chegar à vantagem logo aos 20 minutos, com Martim Gomes a inaugurar o marcador. Porém, cinco minutos depois, o Sporting acabou por restabelecer a igualdade por Samuel Tavares. Face ao golo dos leões, os jovens encarnados foram à procura de assumir a liderança do marcador. Para tal, as águias contaram com o suspeito do costume que, aos 39', acabou por bisar no encontro (2-1).
No regresso dos balneários, o Benfica tentou dilatar a distância no placard. Contudo, nos minutos iniciais, aos 53', o Sporting voltou a chegar ao empate, sendo que aos 58', a turma verde e branca carimbou a cambalhota no marcador (2-3). Face à quebra da sua equipa, João Rodrigues acabou por realizar algumas mexidas e as mudanças acabaram por surgir efeito. Aos 70', Francisco Wang voltou a colocar o marcador novamente empatado. Motivados pelo golo do prodígio encarnado, as águias voltaram a colocar o pé no acelerador. Dessa forma, Martim Gomes vestiu a capa de herói. O jovem avançado português, aos 87', chegou ao hat-trick e fez o 4-3, que permitiu aos encarnados assegurarem os três pontos que permitem assegurar a liderança isolada.
No que toca à tabela classificativa, e depois deste triunfo, o Benfica salta para o primeiro lugar, com 30 pontos, mais três do que o Sporting, que ocupa a segunda posição. A fechar o pódio do Campeonato Nacional a está o Porto com 24 pontos, seguindo-se o Vitória de Guimarães, com 23.
Depois do deste encontro, os iniciados do Benfica voltam a jogo no próximo sábado, dia 10 de maio, para medir forças com o Belenenses. O encontro da jornada 14 da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional está agendado para as 11h00, no reduto do adversário.