Leonino
·3 Januari 2025
In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·3 Januari 2025
David Eklund, olheiro do Brommapojkarna, clube sueco onde Viktor Gyokeres fez a sua formação, concedeu uma entrevista ao Flashcore. Durante a conversa, o responsável pela integração do goleador do Sporting na equipa da Suécia recordou a capacidade de finalização do 'camisola 9', aos 12 anos, e reconheceu um ponto de viragem na sua carreira.
“Não era muito bom com a bola. Se formos a pensar que tínhamos jogadores bons com a bola, e ele era ok, nada de maravilhoso, mas quando o colocas na área e lhe fazes chegar a bola ele vai marcar", começou por referir, sublinhando que, apesar das suas valias, o seu nível técnico não era um ponto forte do avançado.
"Acho que toda a gente pensava que ele era um jogador razoável, mas não era a estrela da academia. Era bom, marcava golos e foi por isso que vi qualquer coisa nele. Era um jogador muito forte, bom a finalizar, bom a marcar golos. Muito semelhante ao que é atualmente", frisou.
Ao relembrar a transição de Viktor Gyokeres da Suécia para a Inglaterra, para representar o Brighton e depois o Coventry City, David Eklund admite que a adaptação a um ambiente competitivo mais exigente foi fundamental para o jogador, não apenas para o seu crescimento profissional, mas também para o seu amadurecimento como pessoa. "Quando era novo, não falava muito. Era simpático, afável com os colegas de equipa. Quando saiu para Inglaterra, ele percebeu que tinha de ser mais duro", explicou.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 27 encontros: 16 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.300 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 27 golos e fez seis assistências.