Leonino
·4 Januari 2025
In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·4 Januari 2025
O Vitória - Sporting terminou empatado 4-4. Apesar de uma arbitragem globalmente positiva por parte de João Gonçalves, alguns lances a favor dos verdes e brancos foram mal ajuizados. Duarte Gomes aponta dois momentos, um em cada área.
Ao minuto 77', "Telmo Arcanjo podia (e devia) ter evitado o contacto com a perna no corpo de Franco Israel. O árbitro fez bem ao assinalar infração atacante, mas o jogador do Vitória tinha que ter sido sido advertido pela entrada antidesportiva", disse ao jornal A Bola.
Já em tempo de compensação e com o Sporting atrás do marcador, Duarte Gomes refere que "o guarda-redes do Vitória ficou com a bola nas mãos durante vinte segundos consecutivos (dos 91'28" aos 91'48"). A regra dos '6 segundos' é pouco aplicada e supostamente preventiva, mas excessos destes não devem ser permitidos em nenhum estádio, com nenhuma equipa".
Quanto ao lance com Franco Israel, as opiniões são praticamente unânimes. Além do especialista de arbitragem do jornal A Bola, também Jorge Faustino (Record) apontou uma análise errada de João Gonçalves, que não sancionou o jogador vimaranense.
"Arcanjo, numa ação desnecessária e, também por isso, antidesportiva, deixou a perna de forma a acertar no guarda-redes do Sporting. Cartão amarelo por exibir ao jogador do Vitória", admitiu o antigo juiz, acreditando que o árbitro errou.