Dor de cabeça para Amorim: quem será o ala esquerdo do Sporting na Supertaça? | OneFootball

Dor de cabeça para Amorim: quem será o ala esquerdo do Sporting na Supertaça? | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·1 Agustus 2024

Dor de cabeça para Amorim: quem será o ala esquerdo do Sporting na Supertaça?

Gambar artikel:Dor de cabeça para Amorim: quem será o ala esquerdo do Sporting na Supertaça?

O primeiro título da temporada decide-se este sábado, dia 3 de agosto, no Estádio Municipal de Aveiro, numa partida que colocará Sporting e FC Porto frente a frente.

Rúben Amorim procura repetir o feito alcançado em 2021, quando derrotou o SC Braga, de Carlos Carvalhal, por 2-1. Este sábado, frente a um adversário bastante diferente e com muita vontade de conquistar o troféu - chegada de um novo treinador e de um novo presidente -, o técnico leonino depara-se com algumas dúvidas.


Video OneFootball


O timoneiro dos leões não vai poder contar com Nuno Santos (lesionado) nem com Matheus Reis (suspenso) para a posição de ala esquerdo. Tendo em conta que os dois são os habituais donos do lugar, Rúben Amorim está obrigado a fazer uma adaptação.

Posto isto, o zerozero decidiu fazer uma «breve» lista dos jogadores que poderão ocupar a posição.

Opções lógicas

O nosso portal achou por bem dividir as seis opções reunidas em dois grupos: as opções lógicas (jogadores que passaram pela posição nesta pré-época) e as possíveis surpresas (jogadores que não passaram). Relembrando que o objetivo deste artigo não é tentar adivinhar aquilo que vai dentro da cabeça do mister Rúben Amorim e, portanto, as opções estarão dispostas sem qualquer ordem específica.

Geny Catamo - O ala moçambicano conquistou, em 2023/24, o seu espaço no 3-4-3 usado pelos leões, mas no lado oposto, o direito. Perante os companheiros que também passaram pela posição nesta pré-época tem a «vantagem» de ser o único canhoto. Além disso, foi titular nessa posição - Quenda jogou no lado direito -, no jogo de apresentação dos verde e brancos frente ao Athletic, apesar de ter sido substituído ao intervalo. Sábado perceberemos se por gestão ou falta de rendimento.

Iván Fresneda - O lateral espanhol foi o substituto de Geny Catamo no jogo do último sábado, frente ao Athletic, e é uma das opções disponíveis para Rúben Amorim. O jovem de 19 anos ainda procura o seu espaço na formação leonina e pode ter, frente ao FC Porto, um verdadeiro teste. Sábado veremos se os 45 minutos como ala esquerdo frente à formação espanhola foram suficientes para convencer o técnico português. Dividiu ainda a responsabilidade das alas com Ricardo Esgaio no amigável à porta fechada frente ao Portimonense e, como tal, não nos foi possível confirmar quem foi o dono da ala esquerda.

Ricardo Esgaio - Defesa-direito de raiz transformado em ala por Rúben Amorim, Esgaio é uma das adaptações possíveis que o comandante dos leões tem à disposição. Não saiu do banco frente ao Athletic, talvez porque já o tinha feito contra o Sevilla, aquando da lesão de Nuno Santos. O ex-SC Braga entrou em campo, frente aos espanhóis, quando o relógio marcava 31 minutos e por lá ficou até ao fim do tempo regulamentar - apesar de ter jogado metade do tempo como central. É uma opção válida visto que esta posição não lhe é completamente desconhecida.

Diogo Travassos - O jovem leão, de apenas 20 anos, acaba por entrar no lote das escolhas lógicas devido aos quase 40 minutos que realizou como ala esquerdo frente ao Sevilla. Entrado aos 54 minutos, para o lugar de St. Juste, passou a ocupar a posição que, até então, era de Esgaio. Mostrou-se seguro a defender e ponderado a atacar. Apesar da lógica, seria uma (agradável) surpresa.

Temos surpresa?

O termo «surpresa» não é inocente, confessamos. Gonçalo Inácio a ala esquerdo no Dragão  (2-2) ou Fatawu no lado direito em Alvalade (1-2). Estas são algumas das tais «surpresas» que Rúben Amorim fez, recentemente, nas alas, frente ao FC Porto. Seguindo esta lógica, parece-nos sensato equacionar tal fator nas opções do técnico leonino.

Geovany Quenda - O novo prodígio do clube de Alvalade começa a mostrar aos poucos que, apesar da tenra idade, merece minutos junto dos crescidos. Foi aposta firme de Rúben Amorim nesta pré-temporada, mas quase sempre a partir do lado direito - onde prefere jogar. Surpreendeu vê-lo a ocupar a posição de Geny Catamo frente ao Athletic e seria uma surpresa ainda maior vê-lo como ala esquerdo frente ao FC Porto.

Gonçalo Inácio - Também surpreendente seria ver o internacional português como ala esquerdo, não só pelo teste falhado em abril deste ano, mas sim pela importância que tem como central por aquele lado. Com a saída de Coates e as constantes lesões de St. Juste, torna-se cada vez mais difícil retirar Inácio do lote de três centrais. No entanto, dado o imprevisível histórico de Rúben Amorim, não é uma opção de descartar.

Opções em cima da mesa: Geny Catamo, Iván Fresneda, Ricardo Esgaio, Diogo Travassos, Geovany Quenda e Gonçalo Inácio. Um deles será o titular no sábado. Até lá? Aguardemos.

Lihat jejak penerbit