Portal dos Dragões
·16 Agustus 2025
Do Benfica ao FC Porto. Quem se lembra de Jankauskas?

In partnership with
Yahoo sportsPortal dos Dragões
·16 Agustus 2025
Edgaras Jankauskas deixou uma marca profunda no futebol em Portugal. O forte ex-avançado foi o primeiro jogador nascido na Lituânia a actuar no país. Chegando com pouco reconhecimento, estreou-se na I Liga pelo Benfica, antes de trocar os encarnados pelo FC Porto.
Em janeiro de 2000, o ponta de lança passou a ser o lituano mais caro de sempre quando a Real Sociedad pagou 2,4 milhões de euros. No entanto, a sua passagem pelo País Basco não foi simples: teve dificuldades em faturar e o treinador John Toshack chegou a afirmar que “um avançado sem golos é como um bar sem cerveja”. Depois de duas épocas e meia em San Sebastián, com 19 golos em 57 jogos, o jogador foi cedido a Portugal e regressou ao Benfica a meio de 2002.
Com a camisola do Benfica marcou oito golos em 12 encontros, incluindo estreia vitoriosa por 3-2 frente ao Varzim. O clube não exerceu a opção de compra de 4,3 milhões de euros durante o empréstimo e o atleta acabou por assinar definitivamente pelo FC Porto em junho de 2022, numa transferência que suscitou polémica dentro do futebol nacional e lhe valeu algumas ameaças.
“A mudança da Luz para o Dragão foi, de facto, frutífera para o lituano. Uma das armas secretas de José Mourinho, Jankauskas foi dos jogadores que mais vezes foi chamado a jogo na época 2003/2004. O ponta de lança evidenciou-se, inclusive, nesse ano com um hattrick em casa do Sporting de Braga, nas meias-finais da Taça de Portugal.
Foi no FC Porto que o antigo jogador conquistou os maiores títulos da sua carreira: uma Liga dos Campeões e uma Taça UEFA, além de 19 golos em 83 jogos pelos dragões. A esses triunfos somaram-se duas Supertaças Cândido de Oliveira (2003 e 2004), dois campeonatos (2002/03 e 2003/04) e uma Taça de Portugal (2002/03).
“Naquela altura o FC Porto tinha uma organização muito superior à do Benfica. Há 15 anos não era o Benfica de hoje em dia. Nem condições tínhamos para treinar, usávamos o relvado do estádio da universidade e o balneário era na garagem da Luz… O Benfica tinha opção de compra mas demorou muito a decidir e quando surgiu a oportunidade de ir para o FC Porto não duvidei. Foi um passo importantíssimo na minha carreira, os dois anos seguintes foram os mais felizes da minha carreira“, contou o lituano, no programa ‘FC Porto em casa’, transmitido nos meios do clube, sobre a troca de Lisboa pela Invicta
Após a saída de José Mourinho, que rumou ao Chelsea, Jankauskas caiu em desgraça no FC Porto. Em 2004/05 iniciou a época com Victor Fernández, foi suplente não utilizado na conquista da Supertaça – como já tinha acontecido na época anterior – e pouco depois foi emprestado ao Nice, em França.
Langsung
Langsung
Langsung
Langsung
Langsung