
Central do Timão
·10 April 2025
Diretor de Esportes Terrestres Corinthians detalha projetos e pede maior apoio a outras modalidades

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·10 April 2025
Na última segunda-feira, 7, o Corinthians divulgou em seu canal no YouTube a entrevista com Marco Polo Pinheiro, diretor do departamento de esportes terrestres do clube, ao PoropoPOD. No bate-papo, que durou quase uma hora e meia, o dirigente detalhou projetos e metas do clube, defendendo ainda o maior engajamento dos torcedores em modalidades além do futebol.
Pinheiro afirmou que o Corinthians atualmente busca atuar como um centro de excelência. “O Corinthians é um celeiro de profissionais de alto rendimento. Vou falar de profissionais de alto rendimento porque eu entendo que daqui, muito além de atleta, saem muitos profissionais bons mesmo, fisioterapeutas, treinadores, preparadores físicos e de goleiros. E é um grupo de pessoas que aprende e entrega muito aqui dentro. Então, o Corinthians é muito mais do que uma formação de atletas, a gente forma profissionais de uma forma geral”, afirmou.
Foto: Reprodução/Corinthians TV
A infraestrutura educacional oferecida pelo clube através de parcerias também foi destacada: “Não tem uma estrutura no Brasil que ofereça o que o Corinthians oferece em termos de estudo. Temos uma parceria de 15 anos com o Colégio Amorim, o que possibilita capacitar nossos atletas e cobrar desempenho escolar. Dá para aproximar e fazer algo muito parecido com o que acontece nos Estados Unidos, não está tão distante assim.”
O diretor falou sobre um projeto envolvendo a área da saúde dos atletas. “Vamos fazer um Núcleo de Saúde e Performance, a ideia é dar um suporte mais próximo ao atleta. É um caminho que não pode parar. O Corinthians faz isso com grande valor. Tem parcerias com a CBF e CBFS, com isso possibilita cursos gratuitos ou com desconto ao nosso profissional”, disse.
Marco Polo se mostrou animado com o futsal: “Nossa maior ideia é voltar a ter atletas olímpicos no clube. No futsal, temos o Deives há dez anos. Montamos um time competitivo, que pode chegar às finais da Liga. Temos feito as coisas de acordo com a possibilidade do clube, sem passar dos limites. O associado às vezes não entende, o clube é muito grande, estamos querendo atender a todos. Quando sair da diretoria, quero usar tudo isso para ficar de legado.”
Em seguida, o dirigente falou sobre a frequência da torcida nos jogos, citando o exemplo do basquete. “A torcida do Corinthians faz toda a diferença, ela ganha jogo. O basquete está próximo dos playoffs e tem grandes condições de ir bem. Montamos um time forte, e agora temos o retorno do Clark, que rompeu os ligamentos no ano passado. Ele é um reforço importante para essa reta final da Liga e vai agregar muito ao elenco que a gente tem: Victão, Elinho, Lucas, todos eles ali”, afirmou.
Ele lembrou que desde o início de 2024 não há cobrança de ingresso no futsal e basquete, para incentivar a presença da torcida. “Até o fim de 2023, era feita uma cobrança para assistir aos jogos, tanto do basquete quanto do futsal. O Augusto (presidente do clube) fez uma promessa de campanha e abrimos mão desse valor. Hoje não se paga mais, mas parece que o público ainda não entendeu”, comentou.
O diretor continuou. “A ideia principal de não cobrar é que a pessoa que quer conhecer o clube – o torcedor que quer entender um pouco mais da modalidade – possa conhecer o histórico Wlamir Marques, um ginásio para aproximadamente oito mil pessoas. Dá para ficar perto do Deives, do Maicon, dos jogadores do basquete como Vitão, Elinho, Lucas Cauê e Cauê Borges. Eu queria que o torcedor viesse conhecer e entender o quão importante é sua participação – e o quão legal é. O basquete é sensacional, o futsal é sensacional, todas as modalidades são”, finalizou.
Veja mais: