AVANTE MEU TRICOLOR
·7 April 2025
Diagnosticado com mesma doença ano passado, ex-atacante do São Paulo ligou para Luiz Gustavo no hospital

In partnership with
Yahoo sportsAVANTE MEU TRICOLOR
·7 April 2025
Osvaldo durante partida pelo Tricolor em 2014 (Alan Pedro/Getty Images)
RAFAEL EMILIANO@rafaelemilianoo
O volante Luiz Gustavo recebeu a solidariedade de um belo conhecido da torcida do São Paulo no hospital onde está internado.
Conforme apurou o AVANTE MEU TRICOLOR, o atacante Osvaldo, que passou pelo Tricolor entre 2012 e 2014, marcando 20 gols em 161 jogos, procurou o colega de profissão durante o final de semana para tranquilizá-lo e dar palavras de conforto e incentivo.
>> Presidente de torcida organizada defende 'chilique' de Zubeldía no São Paulo: "Estava 1000% correto"
O motivo é simples: assim como Luiz Gustavo agora, Osvaldo também foi internado com um tromboembolismo pulmonar. O caso aconteceu em setembro do ano passado, quando o atacante sofreu uma pancada na perna, o que gerou um coágulo, e também chegou para um dia de treino reclamando de dores no peito.
Osvaldo ficou internado de imediato na ocasião por uma semana, demorando um mês para voltar aos treinos. Hoje, atua normalmente pelo Vitória, sem qualquer tipo de sequela.
À reportagem, fontes próximas do jogador que foram consultadas disseram que Luiz Gustavo ficou emocionado com o carinho recebido pelo colega.
O São Paulo ganhou um problema sério de última hora no sábado (5).
Após se queixar de dores na região torácica na chegada ao CT, o volante Luiz Gustavo foi avaliado pelo departamento médico do clube e imediatamente encaminhado para o Hospital Albert Einstein, onde passou por exames de imagem que verificaram a existência de um tromboembolismo pulmonar.
O atleta encontra-se internado para observação e tratamento, e permanecerá assim pelos próximos dias, até novas avaliações.
O tromboembolismo pulmonar é uma doença séria e grave, devido à dificuldade em respirar e às lesões no pulmão, a quantidade de oxigênio no sangue diminui e os órgãos de todo o corpo podem ser afetados.
Trata-se de uma obstrução de artérias pulmonares por um coágulo de sangue, também chamado de embolia pulmonar. Requer atendimento imediato.
É uma das emergências mais subdiagnosticadas e é a terceira causa de morte por evento cardiovascular.
Médicos consultados pela reportagem do AVANTE MEU TRICOLOR apontaram que o período de recuperação de Luiz Gustavo após receber alta pode durar meses, já que atividades físicas devem ser evitadas para não forçar a respiração.
Muitas das fontes ouvidas apontam que o volante pode até mesmo encerrar a carreira diante da sua condição. O jogador de 37 anos tem contrato com o Tricolor somente até o final do ano.
O problema de saúde inesperado do veterano complica as coisas ainda mais para o técnico Luis Zubeldía, que ganha o sexto desfalque clínico no Tricolor, sendo o terceiro volante. Além de Luiz Gustavo, Hugo Leonardo e Pablo Maia estão fora dos trabalhos se recuperando de cirurgias a qual foram submetidos.
Sem o veterano, Zubeldía conta apenas com Negrucci, promovido das categorias de base, como opção de primeiro volante. Há ainda Bobadilla e Marcos Antônio como alternativas de volância, apesar dos dois basicamente terem características mais ofensivas.
Recentemente, o clube do Morumbi anunciou que Luan, que vinha treinando em separado após retornar de empréstimo do Vitória no início do ano, foi reintegrado e iniciou os treinos com o restante do elenco. Apesar da expectativa pela sua reutilização (e agora da necessidade), o próprio Zubeldía revelou em entrevista coletiva que espera uma melhor recuperação física do jogador antes de pensar em relacioná-los para as partidas.
O Tricolor tentou, após a cirurgia de Pablo Maia, selar a contratação de Thiago Mendes, com quem tem um acordo verbal. Mas o volante, que já passou pelo Morumbi, não conseguiu a liberação do clube do Catar com quem tem vínculo até junho. Com isso, caso sua contratação seja efetivada, ele viria apenas para o segundo semestre.