Debast assume: «Sporting já esclareceu que sou central» | OneFootball

Debast assume: «Sporting já esclareceu que sou central» | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Zerozero

Zerozero

·2 September 2025

Debast assume: «Sporting já esclareceu que sou central»

Gambar artikel:Debast assume: «Sporting já esclareceu que sou central»

Zeno Debast mostrou-se bastante satisfeito com a primeira época ao serviço do Sporting, apesar das dificuldades na adaptação ao futebol português.

«Foi um ano fantástico. Ganhar dois troféus logo na minha primeira transferência, o título e a taça, é fenomenal. Tivemos três técnicos e isso diz alguma coisa. Primeiro o Ruben Amorim, o treinador que me trouxe e saiu ainda cedo. Ao mesmo tempo, o diretor desportivo também saiu. As mudanças de treinador não são novidade para mim, claro, mas esta foi a minha primeira transferência. Quando as duas pessoas que me trouxeram saem depois de apenas alguns meses começamos a pensar...e se entrar alguém que não esteja interessado em mim?», começou por declarar o internacional belga, em entrevista ao jornal Humo.


Video OneFootball


«Devido às lesões e às suspensões, acabei no meio-campo. Segundo o treinador, tinha qualidades para isso e a equipa precisava de mim lá. Como joguei bem naquele primeiro jogo, acabei aí a temporada. Depois na seleção, o selecionador perguntou-me a posição que mais gostava de jogar e eu expliquei-lhe a situação.  O Sporting já esclareceu que eu sou um defesa central», esclareceu.

Sobre as maiores dificuldades do futebol português, referiu: «O calor às vezes. Lutei contra isso há alguns meses. Depois, aqui o jogo é um pouco mais rápido e agressivo. Os árbitros deixam jogar mais como eu gosto, dá mais entusiasmo ao jogo. Os jogadores também são mais astutos. O futebol em Portugal é movido pela emoção. A nível tático também há diferenças, às vezes o adversário joga com seis defesas e aí temos  que forçar muito para marcar, o que exige mais flexibilidade tática.»

«Tenho uma visão clara dos passos que preciso de dar para realizar o meu sonho. Uma trajetória ascendente gradual e é esse o objetivo, sem grandes saltos porque aí corremos o risco de ter que dar um passo atrás mais cedo ou mais tarde. Prefiro ir passo a passo», afirmou, por fim, sobre a evolução na carreira.

Lihat jejak penerbit